Banner Notícia

XII Jornada de Farmácia

Evento prestou homenagem ao empresário Ivan Guedes


Na sexta-feira, 25 de maio, a Faculdade Santo Agostinho encerrou a XII Jornada de Farmácia com uma homenagem ao empresário Ivan de Sousa Guedes, 84 anos, dono de uma das maiores redes de farmácia do norte de Minas. Seu Ivan, como era conhecido, faleceu no sábado, 26. Ivan Guedes estava internado e, na noite de encerramento da XII Jornada de Farmácia, foi representado pelo filho, o farmacêutico Leandro Ivan Guedes, que ficou emocionado com a homenagem. Embora não tenha participado do evento, Ivan Guedes enviou uma carta de agradecimento em que
também contou um pouco de sua história.

Mãe bocaiuvense, pai baiano e uma família de 11 filhos. De Coração de Jesus vieram para Montes Claros. Aos 14 anos, Ivan começou a trabalhar na Farmácia São José, onde exercia várias atividades, como serviços gerais, aviar receitas, manipular remédios e aplicar injeções. “O dinheiro que recebia entregava a meu pai na tentativa de ajudá-lo, e ele, sistemático como era, não gastava um só tostão. Guardava tudo dentro da Bíblia”, descreveu.

Em 1957, ele concluiu o curso técnico de contabilidade. No ano seguinte, abriu a primeira loja da Drogaria Minas-Brasil. Após 61 anos, a empresa conta com mais de 1.200 colaboradores, 38 lojas físicas presentes em 8 cidades do Norte de Minas, 3 lojas virtuais, 1 farmácia de manipulação e um Centro de Distribuição; loja 24h, Drive-thru, lojas especiais
como suplementos, alimentos, brinquedos, dermocosméticos, presentes, perfumes, linha pet, eletrônicos e conveniência, sendo uma das empresas pioneiras no Brasil no segmento Drugstore e em lojas virtuais.

“Alcancei a vitória profetizada por meu pai, graças a Deus, à minha família, e a amigos.
Sinto-me muito honrado com essa homenagem, no entanto, por motivos de saúde,
estou impossibilitado em receber a homenagem pessoalmente, sendo representado
aqui por meu filho Leandro Ivan”. Ivan de Souza Guedes.

O coordenador de Farmácia da Fasa, Flávio Figueiredo, ressaltou a importância do trabalho de Ivan Guedes para a expansão farmacêutica na região. " Embora não fosse farmacêutico, a farmácia no Norte de Minas Gerais foi favorecida pelo trabalho do Sr. Ivan Guedes. Foram muitos os farmacêuticos e estudantes de farmácia que tiveram a sua formação subsidiada pelo legado do Sr. Ivan", destacou Figueiredo.

XII Jornada de Farmácia

Realizada entre os dias 20 e 24 de março, a XII Jornada de Farmácia possibilitou  aprendizagem, reflexão e discussão de temas relacionados à saúde e atualização do conhecimento dos estudantes e profissionais de farmácia. Foram ministradas palestras e oficinas com temas que abordaram áreas de atuação, os avanços, os desafios e o perfil do profissional farmacêutico que a sociedade necessita. Também foram apresentados trabalhos científicos que foram premiados na noite de encerramento do evento.