VISITA TÉCNICA AGREGA APRENDIZADO PARA ALUNOS DA ELÉTRICA

Alunos do 8º, 9º e 10º períodos do Curso de Engenharia Elétrica Campus JK, Montes Claros, estiveram na Usina Hidrelétrica de Irapé, Vale do Jequitinhonha, no último dia 20. O objetivo da Visita Técnica é fazer com que os alunos vivenciem na prática, o aprendizado da sala de aula, com ênfase em elétrica de potência.

Segundo o professor Paulo Ricardo Durães, coordenador do curso, a escolha por Irapé se deu por ela ter um sistema novo e moderno. “A Usina de Irapé consegue gerar energia suficiente para abastecer duas cidades do porte de Montes Claros. Os alunos aprenderam sobre assuntos como linhas de transmissão, sistemas de armazenador e armazenamento da água, tudo que envolve a geração e distribuição de energia elétrica”, resumiu.

Esta foi a primeira vez dos alunos numa usina deste porte e para o acadêmico Diego Melo do 8º período, a visita agregou conhecimento unindo teoria e prática. “Nós vimos a matéria nos livros e na sala de aula e poder visualizar a teoria na Usina foi proveitoso. Agregou conhecimento na carreia. Faço estágio em iluminação pública e tenho contato direto com o consumidor, ver de perto como a energia é gerada despertou meu desejo de trabalhar em uma usina”, comentou.

Aula prática com ênfase em elétrica de potência/Foto: Divulgação

Usina de Irapé

Localizada nos municípios de Grão Mogol e Berilo (MG) a Usina Presidente Juscelino Kubitschek – Irapé – construída em 2006, no Rio Jequitinhonha, é considerada uma das mais modernas do país. São 208 metros e potência nominal instalada de 360 megawatts.