Banner Notícia

Simulador de Consultoria

Jogo aplicado no curso de Administração propõe soluções para empresas

 

Uma consultoria inteira aplicada em um Jogo Empresarial promove o aprendizado e o treinamento de habilidades profissionais dos acadêmicos de Administração por meio de uma simulação. O Si-Consulting – Simulação de Consultoria –, foi desenvolvido pelos professores Leandro Cristovam e Roberto Rodney da Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros. Em formato de tabuleiro, o jogo foi aplicado ao longo do semestre a estudantes do 8º período. Ganha o jogo quem cumprir o maior número de objetivos de cada rodada. A equipe Sucesso Consultoria, formada pelos alunos Aline Menezes, Cinária Maia Aline Menezes, Cleide Pereira, Franciele Dias, Márcia Barbosa, Marcos Oliveira, Nágela Winny, Priscila Fonseca, Santina Silveira e Victor Moura foi a vencedora. Eles fizeram a consultoria de uma empresa fictícia de Perfumes e Cosméticos.


O jogo é interdisciplinar e envolve diretamente as matérias de Consultoria e Gestão Estratégica de Pessoas. A proposta faz parte do processo de metodologia ativa, que usa a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem e coloca o aluno no centro do debate. “O acadêmico é o responsável pela discussão, reflexão, análise e solução para o problema. Atividades como esta que levam a uma problematização, contribuem para a produção do conhecimento e o desenvolvimento do aluno”, descreve Leandro Cristovam, professor de Consultoria. “Em um dos momentos do jogo, por exemplo na apresentação e na venda, a consultoria é efetivada na perspectiva de sala de aula invertida. Os alunos trabalham com simulação e dramatização e usam técnicas do tipo Hot Chair (cadeira quente) ”, explica Roberto Rodney, professor de Gestão Estratégica de Pessoas. Na sala invertida é o aluno que conduz o conteúdo e o professor assume o papel de intermediador.


Durante todo o semestre os acadêmicos de Administração foram instigados a apresentar soluções a todos os setores de uma empresa; dos serviços gerais à direção. O Simulador de Consultoria pode ser aplicado em 15 empresas de ramos diferentes. Dessa vez o trabalho foi dividido em 5 grupos com a prestação de consultoria para fábricas de doces; móveis e utensílios; perfume e cosméticos; janelas e persianas e uma de colchões. O jogo é composto por sete etapas específicas. Cada rodada corresponde a cenários do mundo empresarial. As etapas incluem a construção da empresa de consultoria; o modelo de propostas, contratos e diagnostico empresarial e demandas solicitadas pela empresa; treinamentos e seleções de emprego; relatório de diagnostico empresarial com ações propostas, realizadas e planejamento; plano de ação, gestão de projetos – PMBOK; simulação de intervenções, plano de atendimento a demandas e o relatório de conclusão. As equipes passam por fases de planejamento e analisam os dados históricos (os relatórios gerenciais), notícias e regras do jogo para tomar as melhores decisões possíveis. A cada rodada, é apresentado os resultados das empresas, os principais aspectos gerais do cenário, a análise do mercado e o comportamento da demanda.


Pesquisa Científica

Os professores Leandro e Roberto iniciaram um estudo científico sobre a aplicação do jogo com o desenvolvimento da prática por meio da metodologia ativa em sala de aula invertida. O objetivo é analisar o desenvolvimento do aluno, sua preparação para o mercado de trabalho, por meio do círculo de aprendizagem e vivência dentro do jogo (CAV). O Kit do Si-Consulting contempla um manual do Consultor e do Jogo, e um formulário de feedback, que contribuirá para a pesquisa científica.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a carreira e as áreas de atuação de um Administrador? Como as empresas buscam cada vez mais um profissional atento às novidades do mercado? O curso de Administração da Fasa Montes Claros te ajuda a responder essas e outras questões. E você já pode começar a estudar no próximo semestre. Estão abertas as inscrições para o vestibular agendado. Você escolhe o dia e horário. Agende já a sua prova.