SEMINÁRIO DEBATE ATUAÇÃO E MISSÃO DO DEFENSOR PÚBLICO

Evento promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado em parceria com a Santo Agostinho visa capacitar acadêmicos e profissionais da área

A atividade do Defensor Público foi discutida nesta quinta e sexta-feira (18 e 19) junto aos acadêmicos do Direito, no auditório do Campus Shopping, em Montes Claros (MG). A discussão foi promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública do estado (Esdep MG), em parceria com as Faculdades Santo Agostinho, sendo este o primeiro evento da entidade no interior do Estado.

Na programação, os defensores públicos Rômulo Luiz Veloso de Carvalho, Gustavo Dayrell, Weslley Soares e Liliana Soares Martins falaram sobre a atuação do defensor público no plenário do júri e a missão da Defensoria Pública, em especial com o encarcerado. Segundo Rômulo, diretor da EsdepMG, a escolha por Montes Claros para realização é significativa. “A ideia é levar essa capacitação para todo o Estado, circular pelas gerais. Começamos por aqui porque temos no município uma defensoria muito forte e a gente precisa ainda chegar a várias comarcas da região”, comentou.

Sobre o exercício da atividade de Defensor Público, Rômulo enfatizou que os alunos que vislumbrarem esta função, tem que estudar muito e não podem perder o humanismo. “Em primeiro lugar todos tem que estudar muito, pois é um concurso difícil, por outro lado eu digo que não percam o humanismo. A democracia é fundamental para a defensoria pública. A constituição diz que a gente é um instrumento do regime democrático e então, é importante ressaltar para os alunos, que quando estiverem estudando leiam os livros jurídicos e as leis do país com os olhos da democracia, com respeito aos direitos humanos, conhecimento humano e a dignidade”, ressaltou.

Liliana

A defensora pública Liliana Soares, no segundo dia de palestra / Foto: divulgação

O seminário regional teve como presidentes da mesa, o coordenador do curso de Direito, Rafael Moura e a professora Kelle Caldeira. Participaram como debatedores, os defensores Cláudio Fabiano Pimenta e Camila Umpierre, com a participação do professor William César Rocha, controlador-geral do município de Montes Claros, e do diretor do presídio local, Rodrigo Marques.

público

Casa cheia na primeira noite do seminário / Foto: Cibele Bertholi

Sobre a Esdep

A Escola Superior da Defensoria Pública (EsdepMG) é órgão auxiliar da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), instituída, em 23 de fevereiro de 2017, pela Resolução nº 52/2017. Seu objetivo é auxiliar a Defensoria Pública-Geral na implementação e na coordenação das políticas de gestão do conhecimento da DPMG.

Vestibular

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2019.1 para o Curso de Direito em Montes Claros e Sete Lagoas (MG). Inscreva-se AQUI, sem pagar nada e concorra a bolsas de até 100%.