Banner Notícia

PROJETO DE PESQUISA É PUBLICADO POR EDITORA PORTUGUESA

A acadêmica Brenda Fonseca do curso de Direito – Unidade Montes Claros (MG) está no 8º período e já teve o projeto de pesquisa da Monografia publicado por uma Editora Portuguesa. Isso mesmo, o e-book intitulado “Vidas Secas de Direito” surgiu após a exposição do resumo do seu trabalho em um Congresso e será disponibilizado em breve para compras online.

A pesquisa está em andamento e faz uma análise jurídica do romance “Vidas Secas” de Graciliano Ramos numa analogia com a Constituição Brasileira. O trabalho da Brenda conta com a coordenação do professor Iuri Simões e nasceu durante as discussões do Grupo Direito e Artes que estuda obras literárias, músicas e filmes sob a ótica jurídica.

Empolgada com a publicação, a estudante ressalta o trabalho da Instituição, incentivando à pesquisa científica. “Desde o primeiro período fomos incentivados. Eu participei de diversos grupos de estudo, de onde eu sempre saia cheia de ideias e instigada a pesquisar e escrever. Esta oportunidade me abriu os olhos para a carreira acadêmica, que pretendo seguir”, comentou.

Para o professor Iuri, o grupo é fundamental para instigar os alunos. “Todo semestre selecionamos uma obra literária, uma música e um filme sobre determinado tema de relevância social que debatemos em encontros semanais, buscando fomentar discussões que podem ser objeto de publicações de artigos, resumos, participação em Congressos, Seminários e até a utilização dessas pesquisas em trabalhos mais completos como monografias para a conclusão do curso e livros”, disse.

Brenda destaca que a oportunidade fez com ela firmasse no curso, certa da escolha da profissão. “Me sinto abençoada, muitas vezes questionei minha opção, mas essa foi uma afirmação de que eu tomei a decisão certa, e que o Direito me possibilita infinitas áreas de pesquisa e atuação, como a literatura”, finalizou.

A pesquisa

‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos, foi publicado pela primeira vez em 1938 e retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos que se desloca para áreas menos castigadas pela seca. A pesquisa aponta no texto questões como os direitos sociais e destaca pontos como o acesso à justiça, leis trabalhistas e registro civil, vivenciado pelos personagens.

Serviço

E-book: Vidas Secas de Direito – A dignidade da pessoa humana e o mínimo existencial à luz da obra Vidas Secas de Graciliano Ramos

Autora: Brenda Eucianne Duarte Fonseca

Editora: Novas Fronteiras

Vendas: Online (endereço eletrônico será disponibilizado em breve)