PREVENÇÃO E FÉ: CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Relatos de vivências marcam palestra na Fasa Montes Claros

Anualmente, o mês de Outubro se veste da cor rosa para chamar atenção da comunidade em torno do Câncer de Mama. A Campanha Outubro Rosa, que começou nos Estados Unidos em 1991, faz um alerta para as mulheres de que é preciso se prevenir contra a doença que registrou mais de 59 mil casos em 2018 no Brasil, segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer.

Para falar sobre o assunto, a Faculdade Santo Agostinho, através da Coordenaria de Pesquisa, Ensino e Extensão – Copex e Divisão de Comunicação e Marketing, promoveu uma palestra com a médica oncologista Príscila Miranda, na noite do dia 02 de outubro, no Miniauditório. Participaram colaboradores e alunos dos cursos de Enfermagem e Direito.

O momento marcante foi o depoimento da Professora Kelle Caldeira, professora da Fasa Moc e coordenadora do NPJ, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição, que relatou estar em tratamento de um câncer de mama, descoberto recentemente.

“Fui diagnosticada no mês de junho, aos 42 anos. Foram dois exames – a mamografia e um ultrassom para confirmar a existência do tumor. Minha mãe também está em tratamento de um câncer de mama. Quero dizer às mulheres que o melhor a fazer é prevenir e ter fé”, destacou Kelle.

As colaboradoras Kelle Caldeira e Wanessa Quadros trocam vivências durante a palestra

Segundo Príscila, as estatísticas apontam que até o final de 2019 o Brasil deve registrar 60 mil novos casos de câncer de mama. “Isso quer dizer que 1 a cada 8 mulheres terá a doença ainda este ano. É um dado preocupante. Nós mulheres temos que nos cuidar, prevenir, fazer o exame de mamografia para detectar a doença no início e facilitar o tratamento”, comentou.

Gráfico // Câncer em Mulheres no Brasil, 2018. Fonte INCA – Instituto Nacional do Câncer

Voluntariado

Príscila Miranda é presidente da Associação Presente Padre Tiãozinho, em Montes Claros, organização não governamental que cuida de pacientes com câncer, sem condições financeiras para o tratamento, de toda a região Norte de Minas. Está em andamento uma campanha que arrecada fundos para a construção de um Centro de Tratamentos Paliativos. Para saber mais sobre o projeto CLIQUE AQUI

Príscila