Banner Notícia

PESQUISA DE ALUNAS DA FARMÁCIA É PREMIADA EM CONGRESSO

Metodologias de ensino tradicional e ativas utilizadas no curso de Farmácia durante a formação. Este é o objeto de pesquisa das alunas Lis Batista e Mayra Prates, do 7º período, sob a orientação da professora Talita Antunes na Unidade Montes Claros (MG) que acaba de ser premiada no 4º Congresso Mineiro de Farmácia em Governador Valadares.

Segundo o coordenador do curso, Flávio Figueiredo, as metodologias ativas são uma estratégia para que o estudante participe mais do processo de ensino-aprendizagem sendo recomendada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Professor Flávio avalia como positiva a participação das alunas no congresso e afirma que a realização de atividades de iniciação científica durante a graduação representa um importante diferencial para a formação profissional.

“Por meio dela, o indivíduo torna-se mais crítico e reflexivo, tendo a sua capacidade de identificar e resolver problemas, bem como de desenvolver projetos melhorados. Na FASA, os estudantes são estimulados constantemente a participarem de projetos e programas de iniciação à pesquisa. De um modo geral, essas atividades objetivam responder perguntas especificas na tentativa de entender melhorar processos”, comentou.

Para a acadêmica Lis, uma das envolvidas na pesquisa, a experiência com a pesquisa foi excelente. “Foi muito produtiva e me permitiu conhecer um pouco mais da área. Trouxe uma importante visão nesse aspecto e, considerando o estudo realizado, me possibilitou o aprofundamento em questões de ensino e aprendizagem, instigando a manutenção e desenvolvimento da qualidade do ensino superior”, disse.

Sobre a premiação no Congresso, Lis afirma que foi surpreendente.  “Fiquei emocionada ao ver o reconhecimento do nosso trabalho. Os avaliadores ficaram muito satisfeitos e interessados com a pesquisa. É gratificante ser premiado, pois nos impulsiona a continuar trabalhando nos projetos”, finalizou.

O Congresso

O 4º Congresso Mineiro de Farmácia aconteceu na última semana de novembro na Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (MG). O tema da edição foi “Gestão e Inovação Farmacêutica”, contando com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos.