PESQUISA APONTA QUE CHÁ PRETO PODE MATAR SUPERBACTÉRIAS DO ORGANISMO

Pesquisa dos acadêmicos do 10º período de Farmácia, Campus JK, em Montes Claros (MG), sobre os efeitos do Chá Preto, acaba de ser publicada em revista internacional. Os estudos foram realizados nos laboratórios da instituição por Lucas David dos Santos e Agatha Emanuelle Soares sob a orientação dos professores Flávio Figueiredo, coordenador do curso e Marcus Vinícius Dias da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e contou com a colaboração da pesquisadora da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Isabela Penna Ceravolo.

Segundo os dados apontados, o Chá Preto, apresenta atividade antimicrobiana contra cepas resistentes de bactérias, além de atividade antioxidante. Os autores mostraram ainda que a bebida apresenta baixa toxicidade para as células. O professor Flávio explica que o tratamento de doenças bacterianas tem se tornado difícil, considerando a resistência das bactérias aos antimicrobianos. “Por isso o nosso grupo tem pesquisado novos possíveis tratamentos, principalmente, a partir de plantas medicinais”, resumiu.

LucasO acadêmico Lucas David durante as pesquisas / Foto: arquivo pessoal

As pesquisas são fruto do trabalho de iniciação científica, proposta pela Faculdade Santo Agostinho, o que pode constituir um diferencial na carreira. A Instituição fomenta essas ações considerando a formação de qualidade dos acadêmicos. Para Lucas David, a publicação deste artigo tem um grande significado para sua carreira. “A iniciação científica representou muito para mim, a partir dela me interessei pela pesquisa. Publicar esse artigo representa muito, principalmente, pelo fato de pretender ingressar no mestrado”, comentou.

Sobre a revista

O estudo foi publicado na revista Biointerface Research in Applied Chemistry. Em menos de um mês de publicação, o artigo intitulado Antibiofilm activity of black tea leaf extract, its cytotoxicity and interference on the activity of antimicrobial drugs é o mais baixado na edição. Os detalhes AQUI.

Vestibular

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Farmácia. Você não paga nada e ainda concorrer a bolsas de até 100%. Inscreva-se AQUI.