Banner Notícia

O VI Fórum Integrado e Semana Jurídica Fasa Sete Lagoas

Fórum surpreendeu pela qualidade dos temas e debates apresentados

O VI Fórum Integrado e Semana Jurídica da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas, foi realizado entre os dias 27 e 30 de maio. O evento integra o calendário de iniciação à pesquisa e extensão do curso de Direito, promove a oportunidade de iniciação científica com a publicação de produção científica e/ou técnica dos acadêmicos. Na abertura estiveram presentes a diretora geral da Fasa Sete, Professora Amélia Maria Alves Rodrigues, o Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, Dr. José Roberto que conduziu a inauguração do núcleo Sete Lagoas e deu posse à sua diretoria.  Na oportunidade, José Roberto, falou sobre “Poliamorismo”, que trata do poliamor e das relações poliafetivas no âmbito do Direito de Família.
 
Na Terça-feira, 28, foi reservada à apresentação de trabalhos científicos pelos acadêmicos de Direito às bancas de professores, selecionados em diversas áreas do Direito para títulos que se destacaram como: Hate Speech: A Limitação do Princípio da Liberdade de Expressão; A Flexibilização à Aplicação Judicial da Reserva do Possível: um Olhar Sobre os Direitos Sociais e Políticas Públicas; Constelações Familiares: A (In)aplicabilidade no Judiciário; Ações Afirmativas para Mulheres Negras: da Discriminação à (IN)Suficiência; Violência como Espetáculo – O Poder de Sanção Midiático e suas Consequências; Herança Digital: Direito Sucessório dos Bens Eletrônicos; Compliance e Recuperação judicial; políticas Públicas de Saúde Coletiva para Pessoas Trans no Brasil: Uma Proposta de Inclusão dos Transgêneros, dentre outros de igual importância e abrangência político, jurídico e social.
 
Na quarta e quinta-feira, 29 e 30 respectivamente, os palestrantes foram: Dra. Monielly Silva com o tema “Inteligência Artificial: desafio presente”, Dr. Bruno Zampier com o tema “Bens Digitais”, Dr. Walsir Júnior com o tema “Alimentos Civis, Transitórios e Prestação Compensatória” e Dr. Heitor de Oliveira com o tema “Planejamento Sucessório”.
 
O VI Fórum Integrado e Semana Jurídica, foi encerrado na quinta-feira, 30. O professor Álvaro Cruz, coordenador do curso e Direito da Fasa Sete, fez um balanço do encontro. “O curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas, mais uma vez, se mostra focado nas suas propostas de seriedade e qualidade do ensino jurídico em Sete Lagoas e região, que se dá dentro e fora das salas de aula. Desta forma, temos o aluno como principal ator do processo de ensino e aprendizagem, sendo provocado aos debates inovadores e à atividade de produzir conteúdo científico e/ou técnico”, finalizou Cruz.