Banner Notícia

NPJ PROMOVE CIRCUITO JURÍDICO

Acadêmicos de Direito discutem a prática penal a partir da análise de caso concreto

A análise jurídica de um determinado caso pressupõe abordagens de defesa e acusação. Mas antes de condenar ou absolver é necessário um olhar detalhado e aprofundado a respeito de todos os aspectos em torno de um processo. Com este objetivo o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, da Fasa Montes Claros promove o “Circuito Jurídico Compartilhando Conhecimentos”. Com a participação de profissionais de áreas diferentes, acadêmicos de Direito têm a oportunidade de discutir a prática penal a partir da análise de um caso concreto.

A coordenadora do NPJ, professora Kelle Grace Mendes Caldeira e Castro explica que o mesmo caso é analisado por pelo menos quatro profissionais: juiz, ministério público, defensoria pública, psicólogo e advogados de defesa.  Em cada semestre o Circuito Jurídico analise um caso real. Dessa vez foi analisado um processo que ainda está em julgamento. O assunto envolve o tráfico de drogas e relata uma tentativa de suicídio que terminou em homicídio em Montes Claros. O caso é apresentado a todos os participantes que tomam conhecimento das circunstâncias, do andamento do processo e em seguida é feita uma divisão de grupos.

Os profissionais são separados em salas diferentes e o público vai construindo o raciocínio jurídico. Os alunos observam que um problema jurídico pode ter ângulos diferentes a serem analisados. “Após a discussão em cada grupo, todos se reúnem novamente para a impressão final a respeito do caso, vemos que nem sempre há uma resposta certa ou errada. Isso que é interessante e instigante no Direito. A defesa, o problema, pode ser visto sob vertentes ou teses diferentes”, destaca a professora Kelle.

O Circuito conta com a participação de acadêmicos de todos os períodos, mas, principalmente do nono e décimo. Para a discussão desse semestre estiverem presentes o advogado criminalista, Marcos Filipe Vitorino Correia; o defensor público e titular da Vara de Execuções Penais e Tribunal do Júri, Cantídio Dias de Freitas Filho; o advogado e recém aprovado no concurso de Delegado da Polícia Civil, João Raffael Veloso Soares; o delegado da Polícia Federal e professor do curso de Direito da Fasa, Crisitano Jadson Otoni e a professora e coordenadora do NPJ Mulher, Kelle Grace Mendes Caldeira e Castro.

Vestibular Agendado

Quer saber mais sobre as áreas de atuação do Direito e porque a Fasa Montes Claros é a faculdade particular que mais aprova no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil? Agende sua prova, as inscrições para o vestibular estão abertas.  E não há taxa de inscrição. Transforme o agora e venha ser Fasa.