LANÇAMENTO DO NÚCLEO DE SAÚDE MENTAL DE CONQUISTA

No início de agosto, a realização da aula Magna pela Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista – FASA - como forma de acolhimento e recepção aos alunos marcou o lançamento do Núcleo de Saúde Mental (NUSM). O serviço é voltado especialmente aos estudantes de graduação desta instituição, e tem o objetivo de dar suporte a esse público em suas demandas relacionadas aos desafios da vida universitária. Durante todo o horário de funcionamento, a equipe do NUSM irá se dedicar integralmente a projetos e acolhimentos que buscam contribuir para a boa qualidade de vida no ambiente universitário e o desenvolvimento do ser humano.

O NUSM tem uma atuação conjunta com o NAPPSA (Núcleo de Apoio Psicopedagógico). Atualmente, ambos contam com a atuação de duas psicólogas para cada Núcleo. O estudante que precisar recorrer ao serviço poderá comparecer diretamente na sala do NUSM (que é compartilhada com o Núcleo de Práticas Jurídicas), para o atendimento no formato de Plantão Psicológico. Caso o estudante procure o serviço em horário não disponibilizado, poderá agendar horário. Também poderá ser efetuado encaminhamentos através dos coordenadores de curso, professores bem como por outros colaboradores da instituição.

O Plantão Psicológico, haverá capacidade de atendimento para 8 pessoas por semana e o Grupo de Encontro de Saúde Mental trabalhará com o limite de 10 pessoas por encontro. No Plantão, a partir do primeiro atendimento, as profissionais irão avaliar a necessidade de encaminhamento do estudante a outras modalidades de atendimento, como o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.

Mental

Ações

Temos uma grande aposta nos projetos de ações preventivas e as ações em grupo. As atividades como rodas de conversa, o Cine Saúde Mental e outras iniciativas de participação coletiva tendem a apresentar resultados promissores. Para o mês de setembro organizamos algumas atividades que irão abordar a temática do suicídio de forma interdisciplinar, oficinas, grupos terapêuticos, ações culturais, dentre outras.