Banner Notícia

JUNHO VERMELHO: FASA SETE REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE

No dia 14 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Doador de Sangue. O mês recebe a campanha “Junho Vermelho”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar a doação em todo o País.

No Brasil, menos de 2% da população é doadora de sangue (o ideal seria ao menos 3% da população), de acordo com o Ministério da Saúde. Doar sangue é doar vida!

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os estoques de sangue seguem críticos devido à queda significativa no número de doações. Só  nesta época do ano, as doações costumam cair cerca de até  30%. Os estoques estão baixíssimos s e as cadeiras vazias.  Essa campanha e muito importante pois retrata a realidade dos Hemocentros durante esse período, e em Sete Lagoas e região não é diferente.

Por isso contamos com o apoio de toda a população e a família FASASETE  nesse período de 22 de Junho a 30 de Junho vamos fazer a diferença! Cada gota conta e contamos com seu apoio! Como incentivo aos colaboradores da família FASA SETE que realizar a doação no período de 22 a 30 de Junho, e enviar  comprovante de doação para o email  [email protected] vai receber em sua casa um copo FASA SETE. O número de brindes limitado a 50 unidades, então não perca a oportunidade de fazer um ato de amor e bem ao próximo.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue. Eles são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

Quem pode doar

Pessoas em boas condições de saúde com idade entre 16 (autorização do responsável) e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos). Não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas. Pesar no mínimo 50 kg. Estar devidamente alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento original com foto, legível e emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Segurança em tempos de Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios de doação de sangue em todo o país, a fim de reforçar a prevenção contra o novo coronavírus. Os locais destinados à doação de sangue são seguros e frequentados por pessoas saudáveis e estão investindo em cuidados redobrados para garantir a segurança dos doadores (como distância segura entre as cadeiras de coleta, disponibilização de álcool em gel, entre outras medidas).

Candidatos à doação que tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2, serão considerados inaptos à doação por um período de 30 dias após completa recuperação. Candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico ou laboratorial de SARS-CoV-2, deverão ser considerados inaptos por até 14 dias após o último contato com a pessoa.

Candidatos que permaneceram em isolamento devido sintomas possíveis de infecção por SARS-CoV-2, também serão considerados inaptos por um período de 14 dias sem sintomas. Candidatos que tenham se deslocado para outros países serão considerados inaptos por 14 dias após o retorno.

Para mais informações clique aqui