Banner Notícia

Fies 2018 abre hoje as inscrições

Período de inscrição vai até dia 28 de fevereiro; resultado da pré-seleção sairá cinco de março

Do dia 19 a 28 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para estudantes que almejam uma vaga em instituições de ensino superior.

 Para participar do processo de seleção basta acessar o link http://fiesselecao.mec.gov.br/, inscrever-se e aguardar o resultado que sairá no dia cinco de março — para o P-Fies (financiado por bancos), porém, a lista de aprovados sairá dia 12 de março.

Os estudantes aptos a participarem do financiamento devem se enquadrar nos seguintes requisitos: ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir da edição de 2010; obter a média aritmética das provas do ENEM igual ou maior que 450; não ter zerado a redação; e possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.

O Fies é uma ação promovida pelo Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares para estudantes de baixa renda. De acordo com a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o financiamento com recursos do Fies será destinado prioritariamente a estudantes que não tenham concluído o Ensino Superior e não tenham se beneficiado pelo financiamento estudantil.

Novo FIES — No ano passado, o MEC mudou as regras para o Fies. Uma das principais novidades do novo Fies é a oferta de 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis de acordo com o banco onde for fechado o financiamento. Atualmente, a taxa de juros é fixa em 6,5% ao ano.

Antes, o Fies era concedido apenas a quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos. O novo Fies tem novas modalidades destinadas também a estudantes com renda de até cinco salários. Os interessados devem ter nota mínima de 450 pontos e não podem zerar a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em uma ou mais edições desde 2010.

O MEC preparou um site para responder às dúvidas dos estudantes sobre as novas regras do financiamento estudantil. Ele pode ser acessado no endereço: fies.mec.gov.br.