Banner Notícia

FASA MOC RECEBE SELO DE INSTITUIÇÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

O reconhecimento vem pelo trabalho com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade

A Fasa Moc - Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros - acaba de receber o Selo de Instituição Socialmente Responsável, expedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A certificação foi concedida pela participação da Instituição na 15ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizada entre 23 e 28 de setembro.

O projeto acontece desde 2005 e tem como objetivo estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias e gratuitas realizadas por Instituições de Ensino Superior (IES), nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras.

Para a Fasa Moc a certificação comprova que a Instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade. Responsabilidade social é uma das dimensões institucionais obrigatórias na avaliação das instituições de educação Superior.

A Lei nº 10.861/2014, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), definiu que a avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes deve envolver também a responsabilidade social. Especialmente a contribuição da instituição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

O Selo

Em sua 15ª edição, cerca de 800 instituições de educação superior aderiram à Campanha da Responsabilidade Social, realizada pela ABMES. Mais de oito mil ações sociais foram registradas em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente e mais de 430 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades. IES de todas as regiões do Brasil marcaram presença no movimento. A região que mais participou foi o Sudeste, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.

Sobre a ABMES

Fundada em 1982, a ABMES representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional, e tem como objetivos engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares. Com expressiva atuação, a Instituição certifica seus valores e tradição com a oferta de assessoria pedagógica, administrativa, técnica e jurídica às entidades associadas. Além disso, promove seminários, workshops e ações de capacitação. A ABMES se destaca ainda pela produção de matérias jornalísticas, desenvolvimento de pesquisas e elaboração de publicações.