FASA MOC DA INÍCIO AO REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADE REMOTA

Modalidade de aula virtual permite interação entre aluno e professor em tempo real

A FASA Moc – Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros – retomou as atividades acadêmicas nesta quarta-feira (25). O REAR - Regime Especial de Atividade Remota - possibilitará que as atividades acadêmicas teóricas aconteçam em tempo real, por meio da plataforma on-line AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Desta maneira, os alunos darão prosseguimento ao semestre letivo, até que as atividades presenciais sejam retomadas, após a fase de pandemia do COVID-19, Coronavírus.

Um Comitê Especial foi estabelecido para cuidar de todos os detalhes relativos à esta nova experiência. Segundo a Professora Karen Lafetá, da CPA – Comissão Própria de Avaliação - e integrante do Comitê, foram criadas mais de 500 salas no ambiente virtual, o que permitirá que as aulas remotas aconteçam nos mesmos dias e horários das aulas presenciais. Ela explica que outras atividades também poderão ser desenvolvidas dentro deste ambiente.

“É uma nova ferramenta que permitirá o andamento do semestre sem prejuízo para os alunos. A direção e os professores seguem com o planejamento, temos participado de reuniões on-line, regularmente”, destacou.

sala virtual Foram criadas mais de 500 salas virtuais

Entre os alunos, a expectativa diante da nova modalidade é grande. A Thábyta Yhaponiry, do 7º período de Engenharia de Produção, comenta que é uma plataforma diferente da EaD – Educação à Distância. Neste caso, eles podem interagir ao mesmo tempo, de locais diferentes.

“Gostei muito. Temos que nos adaptar à realidade que estamos vivendo. Os professores poderão utilizar várias formas de exposição das aulas e não apenas colocar o material para que a gente estude sozinhos. Como as aulas acontecem no horário real, creio que também facilitará", disse Thábyta.

As aulas presenciais na FASA Moc estão paralisadas desde o dia 17 de março, com previsão de retorno em 13 de abril, conforme Decreto Municipal.

O Comitê do Regime Especial de Atividade Remota (REAR) é composto por integrantes da Direção, CPA, NAPSA, NAPED, NEAD, Comunicação, Marketing e Extensão, TI.