Banner Notícia

DIAGNÓSTICO PRECOCE AUMENTA CHANCES DE CURA DO CÂNCER DE MAMA

Oncologista e professor da Santo Agostinho afirma que o autoexame não é mais indicado por questões técnicas

Durante todo o mês de outubro o Ministério da Saúde faz um alerta para o Câncer de Mama através do movimento conhecido como ‘Outubro Rosa’. A Campanha começou na década de 90, reforçando o trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a 28% dos casos novos a cada ano.

As Faculdades Santo Agostinho fazem parte desta conscientização, alertando a população para a necessidade de procurar o médico e fazer os exames com frequência. O oncologista Fillipe Dantas, professor do Curso de Medicina em Vitória da Conquista (BA), afirma que o câncer de mama é muito prevalente em mulheres, e que o tumor é facilmente rastreável. Dantas explica que desta maneira é possível o diagnóstico precoce, o que aumenta a taxa de cura.

“O ideal é que a mulher, com idade a cima de 40 anos, procure o mastologista para ser avaliada. O médico irá apontar a necessidade de exames complementares, como mamografia e ultrassom de mama. O autoexame não é mais indicado, por questões técnicas”, explicou.

O símbolo desta campanha é um laço rosa, cor que simboliza a mulher. Todas as Unidades das Faculdades Santo Agostinho participam da mobilização.

Vestibular

Termina nesta terça-feira (16) o prazo para pagamento da inscrição do Vestibular de Medicina em Itabuna e Vitória da Conquista (BA). Ainda dá tempo de você realizar seu sonho. Entre no SITE e atualize o boleto antes de efetuar o pagamento.