Banner Notícia

Coordenador de Farmácia participa do 53° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos acadêmicos e pelo Coordenador no último semestre

 

O Coordenador do curso de Farmácia e Professor, Flávio Júnior Barbosa Figueiredo, apresentou quatro trabalhos no 53° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (53° MedTrop), nos dias 27 a 30 de agosto em Cuiabá (MT). Os projetos foram desenvolvidos nas Faculdades Santo Agostinho junto com os acadêmicos de Farmácia com a linha de pesquisa “Novos Antimicrobianos para o Tratamento de Doenças Causadas por Bactérias”.

O Congresso MedTrop acontece anualmente em todo o Brasil. É um evento que reúne especialistas em doenças infecciosas e parasitárias — área da medicina tropical. Esta estuda as doenças que acometem regiões dos trópicos, dos países subdesenvolvidos.

De acordo com o Coordenador do curso, a possibilidade de expor os trabalhos no Congresso é muito importante para os acadêmicos de Farmácia. “Hoje temos observado a reemergência das doenças causadas por vírus e bactérias. A ‘moda’ no contexto epidemiológico, é dengue, zica e chikungunya. E esse evento reúne especialistas de todas estas doenças. Então é muito importante para a instituição e acadêmicos atualizar esse conhecimento”, afirma.

Os trabalhos fazem parte de um grupo de pesquisa multicêntrico, que tem a participação das Instituições Faculdades Santo Agostinho (FASA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade do Vale do Rio Doce (Univale).