Banner Notícia

CONHEÇA O ÁLVARO - ARQUITETO E URBANISTA

O egresso montou uma construtora após analisar as necessidades do mercado de trabalho

Quinze anos e mais de 600 profissionais atuantes no mercado de trabalho. O curso de Arquitetura e Urbanismo da Fasa Moc – Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros – chega em 2019 com um saldo de encher de orgulho os profissionais que atuam na pasta. Segundo dados do CAU/MG – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, 87% egressos da área chegam empregados no mercado de trabalho ou montam o próprio negócio.

É o caso do Álvaro Cardoso, que formou-se pela Fasa em 2015 e, junto com outro egresso, abriu um escritório que cuida de tudo que envolve uma construção. Álvaro conta que no escritório consegue colocar em prática tudo que aprendeu durante a graduação. Ele destaca que a ideia do projeto surgiu após uma análise do mercado de trabalho.

“Eu trabalhei um tempo com projetos, sozinho. Depois identifiquei uma necessidade do mercado que era de um escritório que resolvesse a vida do cliente. Eu percebi que a profissão me permite fazer mais que o projeto arquitetônico ou o designer de interiores, pois o campo de atuação é vasto. Foi então que abri uma construtora, junto com um sócio, que entrega o produto final ao cliente: o ambiente construído”, afirma Álvaro

Atuação

Segundo o Censo de Arquitetos e Urbanistas de 2018, o profissional da área, recém formado, tem muitas chances de conseguir emprego rapidamente. As possibilidades são empreender, ou conseguir o primeiro emprego em algum escritório de arquitetura ou nas prefeituras, trabalhando com planejamento urbano.

O profissional, às vezes começa montando o próprio escritório em um coworking ou em casa, mas é bom saber que o principal campo de atuação é nas cidades menores, que são as que estão crescendo mais em infraestrutura e construção, se comparado com as principais capitais brasileiras.

Diferenciais Fasa

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Fasa Moc busca a formação de profissionais generalistas, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço exterior e interior. A graduação visa ainda que a profissão abranja o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis. Pode-se destacar também:

  • Empregabilidade - 87% dos egressos se foram com emprego garantido ou empreendem segundo o CAU/MG;
  • Corpo docente formado por grandes arquitetos do norte de Minas, conselheiros do CAU e membros da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA;
  • Menção honrosa na Bienal Internacional de São Paulo;
  • Finalista em Concursos de TFGs do CAU-MG, em 2017 e 2018;
  • Metodologias Ativas de Aprendizagem;
  • Convênio com empresas para estágios

Vestibular

Quer ser um profissional como o Álvaro? Inscreva-se para o Vestibular da Fasa Montes Claros. Você não paga nada e ainda concorre a bolsas de até 100%. Provas dia 23 de novembro.

CLIQUE AQUI

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

ENTREVISTA COMPLETA DO ÁLVARO