Banner Notícia

ARTESANATO DO VALE DO JEQUITINHONHA É RECONHECIDO

Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Fasa e o Ministério Público vai beneficiar o município de Turmalina, Vale do Jequitinhonha

O empenho de professores e acadêmicos do curso de Direito das Faculdades Santo Agostinho (Fasa), de Montes Claros, vai dar o reconhecimento à força e a resistência das mulheres de Turmalina, Vale do Jequitinhonha, representada através do artesanato em cerâmica. Trata-se de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Instituição e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que visa o registro da cerâmica popular da cidade como bem cultural imaterial.

Um dossiê foi apresentado ao Conselho Municipal de Cultura, no mês de novembro e será entregue oficialmente à Prefeitura do Município no dia 07 de dezembro (sexta-feira), às 19 horas, no Centro Administrativo. Segundo o professor Gilberto Florêncio, um dos envolvidos no projeto, o objetivo é fomentar ações de preservação, promoção e salvaguarda do bem cultural, além do correto funcionamento das políticas municipais de proteção do patrimônio cultural.

Outro benefício conquistado através deste registro vai diretamente para o município. “Posso destacar o aumento do ICMS Cultural, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, repassado pelo Estado de Minas Gerais. Para as artesãs, o reconhecimento como patrimônio exige que medidas para a salvaguarda do bem sejam tomadas, como por exemplo, a garantia do acesso aos barreiros”, explica Florêncio.

Professor Gilberto durante reunião com as artesãs em Turmalina / Foto: arquivo pessoal

Para elaboração do dossiê foi necessária uma intensa pesquisa, visitas e encontros com as artesãs locais. Além do professor e advogado Gilberto, participam do projeto o também professor e antropólogo Lucivaldo Gomes da Silva e as acadêmicas do Curso de Direito, Bruna Rocha e Giowana Veloso.

Serviço:

O que: Cerimônia de entrega do Dossiê Cerâmica Popular Artesanal de Turmalina/MG

Quando: Dia 07/12 (sexta-feira), às 19 horas

Onde: Centro Administrativo de Turmalina/MG