Banner Notícia

AÇÕES DA FASA MOC PROPÕEM REFLEXÃO

Alertar e chamar a atenção para os casos de suicídio. Este é o objetivo das ações da Campanha Setembro Amarelo, na Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros – a Fasa Moc. A Instituição abre espaço para o debate por entender que é necessário falar sobre o assunto, como forma de auxiliar as pessoas que passam por uma fase difícil.

Durante todo o mês de Setembro serão realizadas palestras, mesas redondas e apresentações de filme com a temática. Segundo Fabiana Mori, professora da Fasa Moc e psicóloga do CPAS/AD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - é importante descontruir o preconceito em torno da saúde mental.

“O preconceito dificulta o acesso ao tratamento por parte dos pacientes da saúde mental, eles precisam de cuidado. A depressão é um problema social contemporâneo que deve ser considerado de maneira mais séria pela sociedade”, comenta Fabiana.

Mori ressalta ainda que a Fasa Moc abre um espaço importante para a reflexão em torno do suicídio durante todo o mês. “Este debate é importante, já que o suicídio tornou-se uma questão de saúde que precisa de uma atenção especial e necessita do debate para que as pessoas fiquem informadas sobre os canais de apoio. Desta maneira, a ajuda pode chegar a tempo”, disse.

Segundo a professora é importante destacar que nem todas as pessoas que tentam ou cometem suicídio têm alguma doença mental ou são dependentes químicos. “Em várias casos, o suicídio pode ser decorrente de um ato impulsivo que ocorre durante uma crise em que a pessoa não possui estrutura para lidar com a situação. Desemprego, separação, luto ou outras situações estressoras podem ocasionar o fato”, completou.

Jovens

Em Montes Claros, os números relativos à tentativa de homicídio vêm crescendo entre os jovens. Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que dos 234 casos notificados nos primeiros oito meses deste ano, 65 foram de pessoas entre 20 e 29 anos. O número é 44% maior se comparado com todo o ano de 2018, quando foram registrados 45 atentados contra a própria vida nessa faixa etária.

Setembro Amarelo

Mensagens de motivação espalhadas pelo Campus // Foto: Paulo Henrique Melo

Ações

A Faculdade Santo Agostinho preparou uma série de ações para debater o assunto:

  • Segunda-feira, 09/09 – 19h Enfermagem - Mural e abordagem dos alunos na entrada com entrega de fitilho amarelo
  • Quarta-feira, 11/09 – 19h Psicologia – Entrega de panfletos com telefones de contato para ajuda e abordagem aos acadêmicos // Farmácia e Fisioterapia - cartazes que abordam o bem estar, distribuição de abraços, pintura em rosto com tinta amarela e uma roda de canto com a Terapeuta de musicoterapia.
  • Sexta-feira, 13/09 – 16h30 Psicoflix – Filme: O Vendedor de Sonhos -  para técnicos administrativos da Fasa //19h30 Mesa redonda – “Falar é a melhor solução”, com profissionais da área no Teatro Santo Agostinho