ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE DRIVE-THRU PARA TESTE RÁPIDO/ COVID-19

O Estágio Curricular foi realizado no Centro de Referência em Doenças Infectocontagiosas - CERDI, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

A Faculdade Santo Agostinho, procurando ofertar um ensino de qualidade para o seu alunado, proporcionou, junto à prefeitura de Montes Claros, estágio supervisionado no Setor de Epidemiologia. Com isso, entre os dias 20 e 23 de julho de 2020, foram realizadas ações de estágio na Policlínica Alto São João, sob a supervisão da Professora e Enfermeira Ana Izabel de Oliveira Neta. As ações ocorreram no sistema drive-thru, implantado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, para realização de testes rápidos de detecção do Novo Coronavírus (COVID-19). Segundo informações da Secretaria de Saúde, os alunos atenderam uma média de 100 pessoas por dia.

A acadêmica Alessandra Soares dos Santos avaliou a ação de estágio como indispensável. “O estágio é uma das matérias indispensáveis na formação do acadêmico de Enfermagem, porém o atual cenário mundial pandêmico causado pelo Novo Coronavírus tem provocado muito medo entre os alunos, no que se refere ao estágio em ambiente de risco, contudo, entendo que o futuro profissional de enfermagem deve estar apto a enfrentar e a vencer os desafios propostos”, disse.

As ações do estágio aconteceram no sistema de drive-thru / Foto: divulgação

Alessandra falou ainda sobre a importância dos equipamentos de segurança. Segundo ela, foi um momento ímpar para sua formação profissional.

“Para a realização deste estagio foram disponibilizados todos os equipamentos de proteção individual, necessários para a minha segurança e da equipe, o que nos propiciou mais tranquilidade para realização dos trabalhos. Este estágio foi de grande importância para a minha vida acadêmica, pois tive a oportunidade ímpar de vivenciar uma realidade no setor de epidemiologia.”