Banner Notícia

ACADÊMICOS DE MEDICINA INICIAM INTERNATO

O mês de fevereiro marca a volta às aulas e também o início de um novo ciclo no curso de Medicina de Vitória da Conquista-BA. Os acadêmicos do 9º período começaram o Internato, o estágio curricular obrigatório. Eles fazem a prática no Hospital São Vicente de Paulo da Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Esaú Mattos, da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista-BA. Todos os acadêmicos do internato da FASA tem vaga garantida para estágio.  

De acordo com o coordenador do curso, Rafael Luna, o Internato da Faculdade Santo Agostinho é moderno e proporciona ao aluno o conhecimento de diversas áreas de atuação. “O curso da Fasa está alinhado às diretrizes mais recentes do Ministério da Educação, que além das básicas, que são pediatria, clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, dita que os acadêmicos estagiem em outras áreas, como saúde mental e atenção primária à saúde,” afirma. 

Outro destaque é o relacionamento que os futuros médicos passam a ter com os pacientes nas enfermarias. Luna diz ainda que o Internato é “onde o aluno vai vivenciar tudo que ele aprende no curso de Medicina e refinar o seu conhecimento com mais práticas e principalmente começará a sentir o que é ser médico, quais as atribuições e aprender a trabalhar em equipe multidisciplinar".

Internato X Residência

Uma das dúvidas recorrentes quanto ao curso de Medicina é sobre a diferença entre Internato e Residência. Durante a graduação os acadêmicos passam pelo internato, onde praticam em áreas médicas diversas e se formam como médicos generalistas. A residência médica é o nome dado à especialização que ocorre após a graduação, quando o aluno se especializará em uma área, como pediatria ou radiologia.