Banner Notícia

Jornada de Fisioterapia movimenta profissionais e acadêmicos das FASA

Durante o evento, foram realizados minicursos com profissionais de destaque da área fisioterapêutica

A 1ª Jornada de Fisioterapia das Faculdades Santo Agostinho (FASA) movimentou profissionais, professores e todos acadêmicos do curso de Fisioterapia e cursos de saúde das FASA — além de estudantes de outras faculdades da região — durante dois dias de amplo conhecimento e aprendizado.

A abertura do evento ocorreu na noite da última sexta-feira (27), no auditório das FASA, Campus JK e contou com a palestra de Bedsen Rocha que abordou o tema “Estou no Caminho Certo? Do Conflito Pessoal à Realização Profissional”.

Psicólogo, coach, especialista em Recursos Humanos e pós-graduado em gestão estratégica de pessoas, com MBA em gestão estratégica de marketing, Bedsen Rocha explicou que é um erro no mundo acadêmico deixar para os últimos períodos para fazer as escolhas das áreas de atuações dentro do curso estudado.

“O aluno tem que se identificar com aquilo que se faz. É preciso conhecer-se e saber quem você é agora. Não esperar chegar ao 8º período para aí começar a se identificar com a profissão”, destacou o palestrante.

É o caso da acadêmica Ana Carolina Castro, do 2º período de Fisioterapia Santo Agostinho. Ela participou da jornada e disse que o evento foi de grande aprendizado.

“Essa jornada foi uma grande oportunidade para conhecermos a opinião de grandes nomes em diversas áreas do conhecimento, como a psicologia, fisioterapia e outras. Tenho certeza de que saí daqui com um conhecimento bem maior e a certeza de que estou no curso certo para a minha carreira profissional”, finalizou.

Durante o segundo dia do evento (28), foram realizados minicursos com profissionais de destaque da área fisioterapêutica. Pela manhã, o professor Fisioterapeuta, Elliot Paes Alves Júnior, ministrou a palestra de tema “Análise do movimento humano: Como avaliar, interpretar e aplicar”.

Ele é o CEO do Sport System Corporation e possui 30 anos de experiência na área de treinamento físico e fisioterapêutico, tendo trabalhado na Seleção Brasileira Olímpica e trabalhado com diversos jogadores de futebol, como Mesut Özil do Arsenal Football Club e Manuel Neuer, goleiro do Bayern de Munique.

“Acredito ser fundamental uma instituição promover eventos como este, que possam despertar nos alunos a vontade e o desejo de serem referências em sua formação”, afirma o CEO. “Temos que ser humildes para aprender com nossos pacientes. Humildes para avaliar e admitirmos que não sabemos tudo. Esse é o diferencial de um grande Fisioterapeuta”, conclui.

No mesmo dia, o tema “Estética pela saúde” foi abordado pela Fisioterapeuta Elisa Maia Velloso Caldeira. Ela faz parte do corpo docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, atualmente, atua como orientadora de curso no Senac Montes Claros.

Os futuros Fisioterapeutas aproveitaram, também, um minicurso sobre “Massoterapia”, realizado pelo Mestre em Engenharia Biomédica pela UNIVAP e Professor das FASA, Ênio Thalles.

Ana Paula Xavier, professora do curso de Fisioterapia, avaliou a 1ª Jornada como uma oportunidade ímpar para que alunos, professores e profissionais da área se qualificassem ainda mais.

“Sob a coordenação do Professor e Coordenador de Fisioterapia, Jomar Almeida, que é referência na fisioterapia esportiva em todo o Norte de Minas, a nossa 1ª Jornada foi um sucesso, pois envolveu temas importantes, de relevância, como Massoterapia, estética pela saúde e análise do movimento humano. Oportunidade para aprimorar os nossos conhecimentos e levar aos nossos alunos um pouco mais da experiência de grandes profissionais da área”, frisou a professora.

“Muito conhecimento da área, tanto teórico quanto prático, foi passado aos acadêmicos. Esse é um dos motivos que qualificam o evento como abrangente e importante”, destaca o Coordenador Jomar Almeida.

Confira: 

IMG_8211