Banner Notícia

FISIOTERAPIA PROMOVE JÚRI SIMULADO

EVIDÊNCIAS NO TRATAMENTO FISIOTERÁPICO: GELO E CALOR

Gelo ou Calor? Quando aplicar? Qual técnica é mais eficaz no tratamento fisioterápico? Questões que foram levantadas e amplamente discutidas por estudantes do curso de Fisioterapia da Fasa Montes Claros em um Júri Simulado. As técnicas de crioterapia (gelo) e a termoterapia (calor), usadas no tratamento para reabilitação de pacientes, foram julgados pelos acadêmicos, com a presença de professores do curso.


Os acadêmicos do quarto e quinto períodos foram de advogados de cada uma das técnicas e coube aos alunos do primeiro período o papel de jurados. As defesas se basearam em estudos de artigos científicos, livros e testemunho de pacientes que se posicionaram técnico e cientificamente. O Júri contou com a participação do ex-jogador de futebol, Rodolpho César dos Reis Tinini, que atuou nas categorias de base do Mogi Mirim-SP, entre 1998 e 2004. Atualmente ele é atleta amador de futebol e futsal de atléticas universitárias.


A proposta do Júri Simulado contribui para desenvolver as competências profissionais cognitivas com habilidades de gerar perguntas autodirigidas, preencher lacunas no conhecimento, resolver problemas a partir do conhecimento teórico prático, adquiridona aplicação real do problema.


Para a Coordenadora do curso, Ana Paula dos Santos Xaiver os acadêmicos demonstraram como estão preparados para esclarecer dúvidas referentes às técnicas.“Foi surpreendente perceber o quanto nossos alunos já podem ser tão profissionais. Eles realizaram perguntas pertinentes e intrigantes ás testemunhas que responderam de forma criteriosa e defensiva”, destacou Ana Paula.


Ambas as técnicas são comuns e usadas para tratamento de lesões musculares ou inflamatórias. Mas, cada uma tem sua especificidade.


Crioterapia - Técnica que usa o frio em lesões agudas, pós-provas ou exercícios. O gelo é uma das aplicações mais comuns e ajuda a diminuir o processo inflamatório. A crioterapia contribui para amenizar a dor e evitar o avanço da inflamação. O gelo pode piorar se for usado para o tratamento de contrações musculares.

Termoterapia - Processo que é aplicado com ondas de calor no tratamento de lesões crônicas, principalmente no músculo. A técnica contribui para aliviar da dor de contrações musculares. No caso do calor é importante observar que a aplicação pode complicar o tratamento de inflamação.


Para mais informações e orientações sobre como e quando usar calor ou frio procure um fisioterapeuta. E se você quer ser um profissional, não perca tempo. Estão abertas as inscrições para o vestibular de Fisioterapia da Faculdade Santo Agostinho. Agende sua prova.