Banner Notícia

Curso de Farmácia esclarece sobre Leishmaniose

Ação foi realizada em escola municipal no bairro Independência

Acadêmicos do 4º período do curso de Farmácia promoveram uma ação educativa para alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro, no bairro Independência. A Leishmaniose foi tema do projeto de educação em saúde, por Montes Claros ser considerada uma área endêmica. E a região escolhida para a ação é uma das com maior número de casos da
doença.


Durante o trabalho na escola, os acadêmicos promoveram diversas ações educativas. Com o teatro as crianças aprenderam mais sobre a doença, as  formas de infecção e a necessidade de cuidados. Outra forma lúdica para abordar o assunto foi o uso de um jogo em tabuleiro com perguntas e respostas a respeito da Leishmaniose. As crianças e professores também receberam um folder informativo.


As atividades fazem parte das disciplinas de Manejo Clínico de Doença Parasitária e Epidemiologia. O objetivo é o entendimento dos acadêmicos da importância da educação em saúde para o controle de várias doenças, principalmente as parasitárias.


“A leishmaniose é considerada problema de saúde pública e, levar informação à população sobre a doença é muito importante. Além disso, no caso das crianças, elas são agentes multiplicadores das ações que recebem, por isso, são nosso público alvo nessas ações”, destaca Flávio Júnior Barbosa Figueiredo, coordenador de Farmácia.

 

Leishmaniose: Doença parasitaria e infecciosa transmitida pela picada do mosquito flebótomo, conhecido por mosquito palha, que se alimenta do sangue. O cão é um dos principais hospedeiros. Segundo o site de notícias g1.globo.com  a incidência de animais infectados em Montes Claros é alta. Há dois tipos da doença: a leishmaniose tegumentar ou cutânea, que causa feridas na pele e também nas mucosas da boca, nariz e garganta; e a leishmaniose visceral ou calazar, que atinge vários órgãos internos, especialmente o fígado, baço e medula óssea.

Para mais informações acesse o site do Ministério da Saúde