Banner Notícia

CURSO DE FARMÁCIA DESENVOLVE TUTORIAL SOBRE COMO ATENDER SURDOS E MUDOS

Farmácia | Inclusão social é tema obrigatório nas faculdades e também no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE de 2010, cerca de 10% da população é surda ou muda. Visando melhor atender essa parcela da sociedade, alunos do quinto período do curso de Farmácia da Faculdade Santo Agostinho desenvolveram videoaulas para profissionais da área com instruções sobre o atendimento especial, confecção de sabão e orientações sobre doenças parasitárias. Os tutoriais fazem parte da disciplina de Libras e foram desenvolvidos durante o semestre anterior. Os vídeos foram compartilhados pelo WhatsApp dos alunos e docentes com profissionais da área. 

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) destaca a relevância de ações como esta para a inclusão de indivíduos com necessidades especiais, por meio da Resolução 662, que trata do atendimento farmacêutico a pessoas com deficiência. A professora orientadora do projeto, Rosana Froes, esclarece que “as atividades sinalizadas em Libras dão aos alunos um conhecimento a mais, o conhecimento da segurança em comunicação e expressão.” Ela ainda diz que é “super importante para os alunos, futuros farmacêuticos, o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para transformar o atendimento acessível às pessoas surdas.”

Conhecimento que também é destaque na opinião da acadêmica Larissa Pamela sobre o projeto. “Esta foi uma das atividades mais importantes que fiz na faculdade. Por meio dela pude me preparar para receber pacientes surdos em estabelecimentos de saúde,” afirma. 

Humanização 

O curso de Farmácia da Faculdade Santo Agostinho tem em sua estrutura curricular disciplinas que trabalham o lado humano, preparando o futuro farmacêutico para o mercado de trabalho atendendo assim uma necessidade da comunidade. “Os surdos/mudos representam uma parcela que requer mais atenção na assistência à saúde. Por isso, os estudantes devem ser treinados a desenvolveram ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, acolhendo o indivíduo e a sua família, de forma integral e humanizada”, afirma Flávio Figueiredo.

O curso de Farmácia está com o Vestibular Agendado aberto. Para fazer sua inscrição basta acessar fasa.edu.br ou ligar 3990 3690.