Banner Notícia

Além de saboroso e natural, açaí também potencializa antibióticos

Estudo de Professor das Faculdades Santo Agostinho, publicado na revista internacional Microbial Pathogenesis, demonstrou que o açaí potencializa antibióticos e destrói bactérias

Combinado à frutas, sorvetes, granola e até leite em pó, o açaí se tornou nos últimos anos um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Além de ser um produto rico em minerais, fibras solúveis, vitaminas e proteínas — ideal para quem quer manter uma dieta saudável —, o açaí ainda é capaz de destruir bactérias causadoras de infecções de pele e sanguíneas, além de aumentar o efeito de antibióticos.

Um estudo sobre a atividade antimicrobiana e citotóxica do Euterpe oleracea, mais conhecido como açaí, foi realizado pelo professor e coordenador de Farmácia das FACULDADES SANTO AGOSTINHO, Flávio Júnior Barbosa Figueiredo, pelo professor convidado da Pós-Graduação em Farmacologia Clínica — também da instituição —, Marcus Vinicius Dias Souza, e com as colaborações de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras como a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

O objetivo do estudo, publicado na revista internacional Microbial Pathogenesis no dia 13 de novembro, foi principalmente identificar novas alternativas de tratamento para as doenças causadas por bactérias — principalmente aquelas resistentes, causadoras de elevada morbimortalidade.

“O estudo é relevante, pois, além de mostrar que o açaí é capaz de destruir bactérias causadoras de infecções de pele e sanguíneas. Demonstramos pela primeira vez, que ele pode interferir na atividade de antimicrobianos como a eritromicina e a gentamicina, aumentando o efeito desses antibióticos. Esse último achado é muito importante uma vez que muitas bactérias, como a Staphylococcus aureus, encontram-se resistentes aos tratamentos convencionais”, destaca o coordenador de Farmácia.

Microbial Pathogenesis — A revista internacional Microbial Pathogenesis — em português, “Patogênese Microbiana” — publica pesquisas de qualidade que contribuam sobre os mecanismos moleculares e celulares das doenças infecciosas.

O estudo sobre os efeitos do açaí sobre as bactérias está disponível no link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0882401017306848, com a nomenclatura Euterpe oleracea pulpextract: Chemicalanalyses, antibiofilmactivityagainst Staphylococcus aureus, cytotoxicity and interference on the activity of antimicrobial drugs.