Banner Notícia

ACADÊMICOS DE FARMÁCIA DISCUTEM CALENDÁRIO DE IMUNIZAÇÃO

A atividade marca o início do semestre e fez parte da Aula Inaugural do curso

Discutir e conhecer o Programa Nacional de Imunização. Este foi o tema da Aula Inaugural do curso de Farmácia, na noite desta quinta-feira (23), no Mini Auditório da Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros. Participaram alunos de todos os períodos e professores do curso.

Durante a atividade, que marca a abertura do segundo semestre, houve palestra com a enfermeira Jaceilde Nunes, referência técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Ela falou dos desafios do Programa de Imunização. Para o coordenador do curso, Professor Flávio Figueiredo a discussão sobre este assunto é importante, uma vez que a cobertura vacinal tem diminuído, favorecendo a reemergência de doenças como o sarampo.

Segundo Jaceilde conhecer a importância da vacinação é uma responsabilidade do profissional da saúde. “Desta forma podemos orientar adequadamente a população sobre o assunto, uma maneira de combater às fakenews que podem intensificar alertas epidemiológicos alarmando desnecessariamente às pessoas. Isso pode criar rejeição por relacionar as vacinas com doenças de forma irreal e irresponsável”, disse.

Professor Flávio confirma ainda que neste semestre haverá uma parceira da faculdade com a Secretaria Municipal de Saúde onde os alunos do 9º período desenvolverão propostas para aumentar a cobertura vacinal e combater as fakenews sobre o assunto.

Enade

Durante a atividade os alunos foram orientados também sobre Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que este ano vai avaliar os cursos das Engenharias, Farmácia e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santo Agostinho.