Banner Notícia

Acadêmico de Farmácia é selecionado para curso na USP

O acadêmico do 8º período do curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho (FASA), Lucas David Rodrigues dos Santos, foi um dos 25 estudantes de todo o Brasil a ser selecionado para participar da VI Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade Federal de São Paulo (FCFRP/USP), em janeiro de 2018 e cujo tema será “A Ciência e a Sociedade”.

Sob a orientação do Professor Flávio Júnior Barbosa Figueiredo, coordenador do curso de Farmácia das FASA, o acadêmico desenvolve linha de pesquisa sobre plantas medicinais e atividades microbianas dentro da iniciação científica.

“Durante o curso, Lucas David sempre demonstrou interesse pela pesquisa, destacando-se como aluno, monitor e estudante de iniciação científica. Atualmente, ele realiza pesquisa na busca de novos antibióticos, orientado por mim. O curso na USP representa um diferencial, pois será realizado no maior centro brasileiro de ensino  e pesquisa. Por lá, ele terá contato com os grandes nomes das Ciências Farmacêuticas do Brasil, aumentará a rede de contatos e conhecerá os laboratórios de pesquisa da área. O processo seletivo foi bastante concorrido, alunos de diferentes regiões do Brasil, com currículos excelentes participaram”, ressalta o coordenador  Flávio Figueiredo.  

O acadêmico, que é monitor de química das FASA, acredita que a análise do seu Currículo Lattes, bem como a sua experiência como técnico dos laboratórios do curso de farmácia das FASA e publicação de artigo científico ajudaram-no a ser um dos selecionados para a Escola de Verão da USP.

“Fico bastante lisonjeado em fazer parte dos selecionados. Esse curso de verão vai enriquecer bastante o contato com outros acadêmicos do país, além de troca de valores e conhecimento, ajudando na minha formação acadêmica. E poder conhecer os laboratórios da USP será fundamental, pois tenho muito a oferecer e muito a aprender nesse curso”, destaca.

A Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas (FCFRP USP) é voltada para alunos de graduação, mestrado e doutorado,  e tem como objetivo a disseminação de conhecimento, inovação e de pesquisas acadêmicas.

A Escola será composta por palestras, apresentações científicas e visitas a laboratórios da unidade de forma que os participantes possam conhecer a pós-graduação e suas diferentes linhas de pesquisa. Esse trabalho é desenvolvido anualmente por pós-graduandos regularmente matriculados na unidade.