FISIOTERAPIA PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS DURANTE A QUARENTENA

Alunos postam vídeos e fotos em redes sociais com orientações sobre o assunto como resultado de uma atividade acadêmica

Em tempos de Pandemia, é necessário reforçar os tratamentos paliativos para pacientes que lutam contra os diversos tipos de Câncer. Esta foi a temática de uma atividade dentro da disciplina de Fisioterapia Oncológica no 7º período de Fisioterapia da FASA Moc (Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros). Sob a batuta da professora Ana Carolina Rodrigues, os alunos organizaram exemplos de exercícios que possam ser realizados pelos pacientes oncológicos em suas residências.

A orientação segue o modelo do REAR – Regime Especial de Atividades Remotas – que têm possibilitado aulas on-line em tempo real na Instituição, desde a paralisação das atividades presenciais, por conta das medidas protetivas à COVID-19

Além da apresentação para a professora, os alunos publicaram vídeos e fotos dos exemplos de exercisio nas redes sociais. Segundo Ana Carolina, a prática durante o tratamento do câncer, deve acontecer regularmente e pode promover efeitos no sistema imune do paciente, bem como contribuir na sua manutenção física e mental.

Para a acadêmica Andressa Barbosa, a experiência foi muito boa, não apenas pela oportunidade de ajudar as outras pessoas, mas também como forma de dinamizar as aulas on-line.

“Adorei a experiência, pois com isso podemos ajudar outras pessoas que estão em quarentena, e que não podem ir ao consultório. Os professores têm feito de tudo para que a aulas sejam mais interativas, no sistema on-line e isso é bom para nós, alunos”, comentou Andressa.

Grupo de Risco

A professora alerta que, no cenário atual do COVID-19, pacientes em tratamento oncológico fazem parte do grupo de risco de complicações. Ela explica que o câncer, juntamente com seu tratamento, torna os pacientes mais suscetíveis devido a uma resposta imunológica enfraquecida.

“Uma das maneiras que a fisioterapia pode ajudar estes pacientes é por meio dos exercícios físicos. Há evidências cientificas que comprovam que a prática de exercícios regulares como um importante adjuvante do sistema imunológico por estimular as células de defesa”, comentou

Sobre a atividade a professora reforçou que a aplicação dos conceitos e das evidências cientificas na prática, é o que contribui para a formação qualificada dos acadêmicos.

VESTIBULAR