Banner Notícia

FACULDADE SANTO AGOSTINHO E GRUPO AFYA ENTREGAM APARELHO RESPIRATÓRIO A HOSPITAL DE ITABUNA

A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, mantida pela Afya Educacional, entregou na segunda-feira, 09, um aparelho respiratório para a UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes de Itabuna. O aparelho foi entregue pelo diretor da unidade de Itabuna, professor Lácio César e pela coordenadora do curso de Medicina, Mércia Margotto.

O aparelho respiratório funciona como ventilador eletrônico micro processado indicado para o uso em terapia intensiva, a pacientes neonatais, pediátricos e adultos. O equipamento possui a função de ajustes automáticos baseados no peso ideal do paciente, frequência respiratória, pressão de pico, e ainda armazena o histórico de todas as ocorrências de alarmes ocorridos nas últimas setenta e duas horas.

Para a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, o aparelho respirador vai contribuir muito para os bebês, em especial, os prematuros, que possuem dificuldade para respirar sozinhos. “Esse é um aparelho que não temos em quantidade suficiente pra atender todas as crianças. Com certeza, vai ajudar bastante o nosso trabalho”, declarou a médica.

O diretor da Fasa de Itabuna, Lácio Silva disse que esse é um compromisso assumido pelo grupo Afya. “Uma faculdade de medicina tão importante para a Bahia e para essa região tem que ter a possibilidade de retorno à comunidade por meio de equipamentos, projetos sociais e ações. O equipamento vai contribuir de forma significativa para a saúde das crianças de Itabuna”, comentou o diretor.

O provedor da Santa Casa, Eric Júnior, expressou sua gratidão pela doação do Grupo Afya e da Faculdade Santo Agostinho. “Quero agradecer ao professor Lácio e Dra. Mércia, pois, esse equipamento vai servir para a nossa UTI Neonatal, que é a única da região que atende crianças recém-nascidas que precisam de um suporte intensivo de vida”, destacou o provedor.

Afya, que significa “saúde e bem-estar” no dialeto africano suaíli, foi o nome escolhido para a marca que nasce da fusão da NRE Educacional, maior grupo de faculdades de medicina do país, com a Medcel, líder em cursos preparatórios para residência médica, com o propósito de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população.