Cerimônia do jaleco marca início do Curso de Medicina em Itabuna (BA)
Os calouros do Curso de Medicina das Faculdades Santo Agostinho de Itabuna (BA) participaram de um momento solene e de emoção durante a Cerimônia do Jaleco, que aconteceu na última sexta-feira (31). O ritual consiste na entrega da vestimenta para os calouros, numa representação do comprometimento com a profissão.
Durante a solenidade, os jalecos são vestidos pelos padrinhos dos alunos, na presença dos familiares. Para o professor Eunápio Augusto Almeida, membro do Conselho Societário do Instituto Educacional Santo Agostinho, esse ritual marca o compromisso e a responsabilidade do aluno com a Medicina. “O peso da responsabilidade faz com que os alunos tenham consciência de agir como profissionais responsáveis pelo bem-estar dos futuros pacientes”, ressaltou.
Para a comunidade acadêmica, a cerimônia ressalta o papel da Instituição que chegou ao Sul da Bahia ampliando os horizontes e contribuindo para a melhoria da região. “Esperamos contribuir para uma formação profissional, humanística e científica, capazes de resolver os principais problemas de saúde da população, com visão ética, e compromisso social”, respaldou Hércules Costa Silva, membro do Conselho Societário.
Autoridades presentes durante a cerimônia Foto: Isabelle Ferreira |
O acadêmico João Acyr Chueiry Filho fez uma analogia desse ritual com a sua vida. “Nós estávamos em preparação durante um período. Teve o cursinho e depois passamos no vestibular. Sem dúvidas este foi o momento do parto, em que a gente entra no mundo, com as nossas vestes e uma missão para cumprir”, concluiu.
Também estiveram presentes à Cerimônia do Jaleco de Itabuna, Professora Amélia Maria Alves, Diretora da Unidade de Sete Lagoas; Mércia Margotto, coordenadora do curso de Medicina e Fernando Gomes de Oliveira, Prefeito Municipal.
Familiares acompanham a entrega dos jalecos Foto: Isabelle Ferreira |