Banner Notícia

Trabalho de Conclusão de Curso é defendido em formato de roteiro teatral

No Norte de Minas, Faculdades Santo Agostinho é pioneira nessa possibilidade de apresentação. 

 

Pela primeira vez, no Norte de Minas, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é defendido em formato teatral. Francisco Tolentino Marconder, graduando do 9º período de Direito das Faculdades Santo Agostinho, é autor do trabalho “ Um drama possessório os argumentos do conflito entre latifundiário e o sem-terra”.

 A apresentação ocorreu na última semana no auditório JK das Faculdades Santo Agostinho. O roteiro foi dividido em dois atos. No primeiro, foi encenado o conflito na propriedade Rural e, no segundo, uma audiência de reintegração de posse. Além do estudante, outros acadêmicos se voluntariaram para atuar no trabalho. Segundo a professora e orientadora, Talita Soares Moran, o objetivo foi realizar uma pesquisa científica de caracterização da propriedade improdutiva no Norte de Minas.

 O processo de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exigiu pesquisas, produção de texto, estudo teórico e prático do teatro. “ Fiz oficinas de teatro para conhecer com afinco o procedimento. Foi uma experiência muito boa, nova. Superamos os desafios de questões como roteiro, ensaio, desenvolvimento de trejeitos e linguajares”, afirma Francisco.

 A professora Talita Moran ressalta que a exigência dessas competências múltiplas amplia a oportunidade de aprendizado, além de ter proporcionado experiências de superação ao estudante. Em agosto, o trabalho será reapresentado para todos os acadêmicos da instituição. “ O trabalho no formato de teatro torna o conteúdo mais acessível ao público leigo em direito”, conclui a professora.

 A banca avaliadora do trabalho foi composta pelos professores de Direito Igor Ramos Rosa e Débora Cordeiro Silva. Após a apresentação teatral o aluno Francisco ainda realizou uma defesa convencional do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).