Banner Notícia

Mostra fotográfica expõe realidade social de Montes Claros

Alunos do Curso de Direito desenvolveram o trabalho

   

Algumas das diversas situações de justiça e injustiça sociais, vivenciadas na cidade de Montes Claros, foram retratadas pelas lentes fotográficas dos alunos do 4º período do Curso de Direito, matutino, das Faculdades Santo Agostinho. Eles expuseram esse trabalho na “III Mostra fotográfica: olhares da (In) justiça”, no campus Shopping da instituição.

    A iniciativa ocorre semestralmente e é desenvolvida pelo professor Doutor Rafael Moura, Coordenador do curso de Direito. Ele explica que o objetivo do trabalho é despertar nos estudantes um olhar mais atento, sensível ao que ocorre na sociedade. “Criar uma nova cultura menos materialista, menos individualista é o primeiro objetivo. Eu quero formar alunos cidadãos.  Eu não quero formar alunos que cumpram apenas requisitos acadêmicos. ”, afirma o professor.

    Os acadêmicos tiveram seis meses para realizarem as fotografias e relacioná-las com citações da filosofia do direito e sociologia, de forma a complementar o significado do material. Para o coordenador, oportunizar esse trabalho é uma das maneiras de ampliar os conceitos teóricos desenvolvidos em sala de aula.

    “ Eles são incentivados a enxergar a sociedade e seus inúmeros problemas e ampliar a teoria que eles aprendem de conceito de justiça e  de direito, utilizando o que de fato ocorre na sociedade”, finaliza Dr. Rafael Moura. No futuro, será desenvolvida uma mostra com todos os trabalhos já realizados.