Banner Notícia

FASA DISPUTA FASE ORAL DA I COMPETIÇÃO MINEIRA DE PROCESSO CIVIL

Os acadêmicos de Direito da Fasa Montes Claros chegaram a fase oral da I Competição Mineira de Processo Civil. A equipe,  composta por sete alunos, do 8º, 9º e 10º períodos do curso, está entre as 20 selecionadas para a próxima fase e é a única representante do Norte do estado. O team Fasa produziu  “Memoriais Recursais” pelo Agravante e pelo Agravado de modo simulado no caso oferecido pelos organizadores do evento. A equipe é treinada pela professora Talita Moran.

A I Competição Mineira de Processo Civil é organizada pelo Instituto de Direito Processual – IDPro e pelo grupo de Extensão Diálogos entre Direito Material e Processual da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O torneio visa estimular o pensamento e relacionar o Direito a partir de casos práticos aguçando suas habilidades como oratória, argumentação, pensamento estratégico na solução de litígios entre outras.

Objetivo confirmado na opinião de Abner Maia Santos, acadêmico e membro da equipe. “A Competição é assaz importante, pois instiga os acadêmicos a serem competitivos, submetendo-os ao enfrentamento sadio de ideias, bem como à pressão que ora permeia os operadores de Direito. A participação da Fasa neste evento aguçou este senso competitivo, ao mesmo tempo que possibilitou o amadurecimento profissional dos acadêmicos que a ela se submeteram,” diz.

Já na segunda fase os desafios enfrentados serão outros. A professora Talita Moran destaca que  “o evento oportunizou o amadurecimento de competências profissionais inerentes ao exercício da advocacia, tais como a capacidade de síntese dos textos técnicos e o poder de argumentação da escrita”, mas para a etapa seguinte, “composta de uma disputa de ‘Sustentação Oral’, serão exigidos dos acadêmicos o aprimoramento da capacidade de fala, especialmente na maturação da retórica, além da superação da ansiedade para falar em público e enfrentar a Tribuna sem o uso de qualquer recurso de apoio”. 

SEGUNDA FASE

A fase oral vai determinar as quatro instituições finalistas da competição. E como forma de preparar para chegar a final o curso de Direito oferecerá oficinas específicas para preparação dos acadêmicos. A final será no dia 17 de maio na UFMG.