MARATONA VAI SELECIONAR DESTAQUES DE ARQUITETURA E URBANISMO

Acadêmicos concorrem à vaga de estágio remunerado no Projeto “Fasa na Cidade”. No sábado, eles tiveram também orientações sobre Trabalho Final de Graduação (TFG)

Tirar o aluno da prancheta e levá-lo para as ruas. Este é o objetivo do Projeto “Fasa na Cidade” do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Unidade JK, em Montes Claros.  A iniciativa está em fase de seleção de estagiários e passou por uma Maratona, no último sábado (18), que vai destacar os melhores Projetos entre os alunos participantes.

A Maratona de Projetos fez parte de uma agenda do “Fasa na Praça” (integrante do “Fasa na Cidade”) que contou, ainda, com orientação aos acadêmicos sobre o Trabalho Final de Graduação (TFG), no período da manhã, no Teatro Santo Agostinho, Campus JK. Discorreram sobre o tema os professores Antonio Augusto Moura, diretor geral da Instituição, e Andrea Vilella, das disciplinas Projetos e Legislação e Prática Profissional.

Segundo a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Cláudia Alkimim, a ideia da Maratona é fazer com que os alunos realizem intervenções urbanas nas praças, saindo assim de dentro da sala para visualização dos problemas nas ruas. “Esta foi uma forma de selecionar um aluno por período, do 3º ao 9º, para o trabalho que será realizado durante todo o semestre. Já definimos as praças que serão trabalhadas e, a partir de agora, os professores começam a estabelecer metas para execução. Temos uma parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo e os estagiários serão remunerados pelo trabalho”, destacou.

A professora Cláudia esclareceu também que esse é um exercício de intervenção na cidade e, não necessariamente, reformas ou intervenções que vão virar obras. “O interessante do “Fasa na Cidade” é envolver todas as disciplinas - práticas e teóricas. Por exemplo, qual o significado da praça para o bairro e a relação dela com as pessoas? É um assunto que pode ser trabalhado pela disciplina de Técnicas Retrospectivas, do 9º período. Todos devem se envolver. É um projeto multidisciplinar”, comentou.

Palestra

Antes da maratona, professores e acadêmicos debateram sobre as pesquisas para o final do curso

Fotos: Cibele Bertholi

Resultado

Trinta alunos participaram da Maratona de Projetos do Programa “Fasa na Cidade”. Os resultados serão divulgados no dia 28 de agosto de 2018. Informações na Secretaria do Curso de Arquitetura e Urbanismo/ (38) 3690-3690.