ARQ & URB É FINALISTA EM CONCURSO NACIONAL

A proposta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FASA prevê intervenções em espaços públicos de Montes Claros

A tradicional colcha de retalhos foi a inspiração de professores, alunos e egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santo Agostinho (FASA) para o projeto ‘Retalhos: a articulação do espaço urbano’. O trabalho foi um dos sete finalistas do 4º URBAN21 - Concurso Universitário que reuniu 144 trabalhos, de 120 universidades de 23 estados brasileiros.

No projeto, o grupo apresenta propostas de intervenção em espaços públicos de Montes Claros (MG), como a Lagoa do Bairro Interlagos e a Avenida Beira Rio, que liga os bairros Todos os Santos e Edgar Pereira.

Segundo a professora Luciana Canan, coordenadora do trabalho classificado no concurso, uma das ideias é analisar a atual configuração de Montes Claros, a expansão do seu tecido urbano com a criação de um padrão urbanístico disperso e fragmentado. “Questões como a concentração espacial dos equipamentos e infraestrutura em bairros de alta renda, paralela a áreas demarcadas por focos de pobreza com infraestrutura básica deficiente, ocasionam uma série de problemas de ordens socioeconômica e ambiental para nossa cidade. É papel do arquiteto e urbanista avaliar opções que venham a atender as necessidades reais de toda a sociedade”, comentou.

Canan ressalta ainda que, após as avaliações, o projeto propõe fortalecer as centralidades já existentes associadas às novas. “A ideia foi propor soluções comuns sem se esquecer das individualidades locais. Assim, eixos ‘cortam’ a cidade em todas as direções e ‘costuram’ um conjunto de atividades que se interagem com a população por meio de suas vivências, percepções e ações cotidianas”, finalizou.

Para Késsila Teixeira, egressa do Curso de Arquitetura e Urbanismo, é gratificante ver o reconhecimento por meio de um concurso nacional. “Diante de tantos trabalhos inscritos, conquistar o sétimo lugar no Urban 21 nos deixa muito felizes. Tal colocação demonstra que estamos fazendo o melhor diante do que nos é proposto e que estamos no caminho certo. O resultado é uma devolutiva de todo esforço e perseverança que temos durante a faculdade”, disse.

Proposta de intervenção na Avenida Beira Rio que liga o bairro Todos os Santos ao Edgar Pereira / Ilustração: ARQ URB/FASA

PESQUISA E EXTENSÃO

O Projeto ‘Retalhos: a articulação do espaço urbano’ é fruto do Grupo de Pesquisa em Estudos Urbanos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, que segue a proposta de conscientização sobre a tríade ensino, pesquisa e extensão. O Grupo tem como objetivo aprofundar o ensino em sala de aula voltando os alunos para a cidade, sob um olhar crítico.  Além da professora Luciana e da egressa Késsila, participam do projeto Bruna Santos, Aline Viana, Marcello Oliveira, Marcos de Oliveira, Roberth Ribeiro e Valdir Ferreira Júnior.

MAIS PRÊMIOS

O Curso de Arquitetura e Urbanismo já foi premiado em outras ocasiões: Em 2011, recebeu o título de Menção Honrosa na Bienal Internacional de São Paulo. Também em 2011, ganhou o prêmio de publicação do ano, concedido pelo Instituto de Arquietos do Brasil - seção MG com o livro “A Arquitetura de Antonio Augusto Barbosa Moura”, de autoria do professor Antonio Augusto Pereira Moura, diretor geral da Faculdade Santo Agostinho. O curso foi finalista ainda nos Concursos de TFGs, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG)em 2017 e 2018. E a participação no URBAN avançou de 24º, 18º e agora 7º lugar em todo o Brasil e 1º em Minas Gerais.

O CONCURSO

O URBAN21 é um Concurso Universitário de Urbanismo, em nível Nacional, que em 2018 teve a sua quarta edição. O concurso propõe aos participantes um estudo preliminar de desenho urbano para uma área real (entre 10 e 25 hectares) de município brasileiro a partir de 300 mil habitantes, sob o tema central ‘Urbanismo (é) para Todos’. O primeiro lugar foi para a equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).