Banner Notícia

Santo Agostinho realiza Colóquio sobre Direitos Humanos e respeito à diversidade

Os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia das Faculdades Santo Agostinho irão realizar na segunda-feira, 23, o I Colóquio sobre Direitos Humanos e respeito à Diversidade Cultural, Étnico-Racial e de Gênero. O evento será no auditório do Campus JK, das 18h30min às 22h30min. A entrada é 1 kg de alimento não perecível, que deve ser entregue no ato do credenciamento. 

O grupo folclórico Saruê se apresentará logo após a abertura oficial. Em seguida, acontece a mostra da Diversidade Cultural, Étnico-Racial e de Gênero. A primeira palestra da noite será sobre o tema: “Somos Racistas? Considerações sobre o preconceito e a discriminação racial no Brasil”, com o professor Reinaldo Silva Pimentel Santos, doutor em Direito Público, Internacional e Direitos Humanos.

O tema da segunda palestra será “Breves reflexões sobre representação de gênero e diversidade sexual”, com a professora Simone Rosiane Corrêa Araújo, mestre em Desenvolvimento Social. Ao final haverá uma mesa redonda com representantes das classes sociais.

Segundo Marajane Loyola, coordenadora do Curso de Psicologia das Faculdades Santo Agostinho, o objetivo é divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem os cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, gênero e cultura, tornando-os capazes de interagir e buscar um senso comum que garantam a todos, respeito aos Direitos Humanos e Valorização da Identidade. “As diretrizes curriculares nacionais para a Educação, exigem a formação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural, pluriétnica e de gênero, bem como o tratamento de questões e temáticas sobre esse respeito nas disciplinas e atividades curriculares dos cursos superiores. E as Faculdades Santo Agostinho sempre se pautaram pela igualdade e respeito, sem distinção de raça, credo, cor, orientação sexual e religiosa”, finalizou Marajane Loyola, uma das coordenadoras do colóquio de Direitos Humanos.