Banner Notícia

AÇÃO SOCIAL EM LAGOA DOS PATOS

Promoção da saúde, prevenção de doenças e atividades recreativas com as crianças. Este é o resumo do trabalho dos alunos dos cursos da área da Saúde das Faculdades Santo Agostinho que estiveram em Lagoa dos Patos, cidade de 5 mil habitantes, há 106 quilômetros de Montes Claros, no sábado (15), numa ação de extensão. Na ocasião, os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia prestaram atendimentos de promoção da saúde e prevenção de doenças junto à comunidade. 

A ação faz parte do Projeto “Meu curso em Minha Cidade”. Segundo a professora Alanna Fernandes, da Enfermagem, a relação entre a comunidade e instituições de ensino superior é fundamental para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, socializando o saber com a participação da comunidade na vida acadêmica. “Esse elo entre os alunos, profissionais e comunidade se torna fundamental para realimentar o ensino, trocar conhecimentos, experiências e para a prática da pesquisa científica”, comentou.

Já a professora Ana Paula Xavier, do curso de Fisioterapia, disse que o contato do acadêmico com a sociedade é fundamental para que o estudante reconheça, proponha e atue em prol das demandas sociais e de saúde da população. “Desta maneira, estaremos formando profissionais com visão holística e crítica; além de ser considerado um espaço saudável de interação com professores e a sociedade”, finalizou.

O evento em Lagoa dos Patos foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e fez parte das comemorações pelo aniversário de 56 anos de emancipação política da cidade.