Banner Notícia

Santo Agostinho irá sediar III congresso norte-mineiro de Neurociências

Entre os dias 03 e 05 de maio, será realizado no auditório do Campus JK,  das Faculdades Santo Agostinho, o III Congresso Norte-Mineiro de Neurociências. O tema central será A Interface dos Saberes, com a participação de profissionais da psiquiatria, neurologia, psicologia e educação física.

O objetivo é promover discussões em torno da temática da neurociência, abordando temas, como ansiedade, depressão, suicídio, transtorno do pânico, farmacologia, sexualidade e outros de relevância para a formação acadêmica e profissional.

Trata-se de um evento interinstitucional e transdisciplinar que conta com a realização das Faculdades Santo Agostinho, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), Faculdades Unidas do Norte de Minas, Faculdades Integradas Pitágoras, além do apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e das Ligas Acadêmicas de Neurologia, Geriatria e Psiquiatria em atividade em Montes Claros. Este ano, o evento agregará, ainda, a II Jornada de Psiquiatria do Norte de Minas.

Em sua terceira edição, serão realizadas conferências e palestras com profissionais de renome local, nacional e internacional, bem como workshops e minicursos, além da apresentação de temas livres (oral e pôster) pelos interessados, sempre abordando temas que envolvam as ciências destinadas a compreender o funcionamento do indissociável binômio mente-cérebro.

Ângela Santiago, psicóloga e professora do Curso de Psicologia das Faculdades Santo Agostinho, ressalta a importância de a instituição participar ativamente da realização deste evento. “São muitas as expectativas de que o congresso atinja uma gama significativa de participantes e promova discussões valiosas. Temos confirmadas as presenças de profissionais e congressistas de diversas áreas, bem como representantes da comunidade não acadêmica que se interessam em conhecer mais sobre esta temática”, disse a professora.

A programação começará às 17h de quinta-feira, 03, com a mesa redonda "Transdisciplinaridade no Tratamento de Ansiedade e Depressão" e às 19h, a Conferência “Neurociências: Um Desafio para as Ciências”, com o engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), professor e pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Márcio Flávio Dultra.

Na manhã de sexta-feira, 04, dois temas serão abordados. O primeiro tratará sobre o "Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA)", em seguida, "Sexualidade Humana".

À tarde, A partir das 14h, "A Mulher, o Sono e a Vigília", "Depressão Perinatal, Benzodiazepínicos" e "Declínio cognitivo irreversível: verdade ou mito?", "Abordagem farmacológica da depressão no idoso", "Demências rapidamente progressivas" e "Encefalites Autoimunes".

À noite, duas conferências, a primeira “Neurologia & Arte”, com Leonardo Cruz de Souza, Neurologista, PhD em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e “Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina”, com Humberto Corrêa, Psiquiatra, e Presidente da AMP.

No sábado pela manhã, a conferência “Suicídio: fragmentos da psicoterapia existencial". Em seguida, mesa redonda com o tema: “Suicídio” e como abordar a crise e terapia cognitivo-comportamental. Ainda pela manhã, "Transtorno do Pânico: como eu trato?", "Psicocirurgia no paciente agressivo" e "Viver mais e melhor: muitas razões para ser ativo".

Na tarde de sábado, mesa redonda que abordará o tema "Estilo de vida ativo e Neuroplasticidade, Vacina Anticocaína e Cinema e Loucura". Inscrições e outras informações no site: https://neurociencias.xyz/