Banner Notícia

André Schmitd, referência na área farmacêutica, ministra palestra para acadêmicos de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho

Abertura do semestre abordou entre outros assuntos o consultório farmacêutico e a farmacoterapia

Os acadêmicos do Curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho foram recepcionados na noite de ontem durante a aula inaugural com a realização de uma palestra que abordou o tema “Serviços Farmacêuticos”.

O tema foi amplamente debatido e discutido com os estudantes pelo farmacêutico e doutorando em farmacologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Paulo (ICB/USP) André Schmidt Suaiden.

O professor falou sobre sua carreira profissional, suas experiências em sala de aula e no mercado de trabalho. Para Schmidt, é preciso que os acadêmicos entendam que a graduação é apenas o primeiro passo para solidificar a carreira e que investir em pós e especializações é uma necessidade constante para quem deseja ser diferenciado no mercado competitivo.

“Vocês, jovens estudantes, não devem parar na graduação. A não ser que não queiram seguir a carreira. Mas se querem se destacar, é preciso fazer pós-graduação, residência que, para mim, é o divisor de águas para quem procura se especializar. As vagas para os profissionais qualificados existem, o que falta no mercado de trabalho é encontrar esses farmacêuticos especializados”, destacou.

André Schmidt ainda falou sobre prescrição, ajuste de dose medicamental, atuação no mercado farmacológico, reconhecimento do profissional pela sociedade e sua importância no mundo farmacêutico.

Atenta à palestra, a acadêmica do 7º período, Mariana Silva Teixeira, disse que palestras com temas tão importantes como esse são um diferencial das Faculdades Santo Agostinho que buscam sempre trazer os melhores profissionais em suas áreas de atuação para explicarem sobre o mundo fora dos bancos da faculdade.

“Acho muito importantes e válidas iniciativas como essa das Faculdades Santo Agostinho, pois, acabam motivando o aluno que pensa em seguir carreira na profissão que escolheu. E ter a oportunidade de assistir a uma palestra dessa grandeza nos faz refletir sobre o nosso futuro como farmacêutica que desejamos ser, ainda mais quando nos espelhamos em profissionais com tanta experiência e conhecimento como o Schmidt, o que nos fazer pensar no farmacêutico que a gente quer ser quando sairmos da faculdade”, destacou a acadêmica.

O coordenador do Curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho, professor mestre Flávio Junior Barbosa Figueiredo, disse que a finalidade da aula inaugural do curso é recepcionar os acadêmicos com uma palestra sobre atualidade farmacêutica a cada início de semestre e o convite é feito sempre a um destacado profissional da área, que abordará temas da atualidade farmacêutica.

“Este semestre, optamos pelo tema Serviços farmacêuticos, que está em evidência no mundo e agora no Brasil. O nosso palestrante tem grande experiência nesse tema e na implantação desse sistema, que todos estão abordando para contribuir para a qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, o consultório farmacêutico é uma tendência mundial de mercado, pois ele irá otimizar o uso da farmacoterapia com melhor resultado para o paciente. Eles já estão presentes dentro de drogarias ou em consultórios particulares”, destacou o coordenador, acrescentando que, após compilar os dados dos últimos egressos formados no segundo semestre de 2017, obteve a grata satisfação de alta empregabilidade dos estudantes formados pela instituição.