Banner Notícia

35 minicursos ampliam o conhecimento acadêmico durante o II FASATEC

“A busca contínua pelo conhecimento através de palestras, exposições de trabalhos e artigos científicos, maratonas de empreendedorismo e minicursos tem sido diferencial para mim durante o II FASATEC”. A afirmação é do acadêmico Filipe Augusto de Carvalho Costa, do 10º período de Engenharia Civil das Faculdades Santo Agostinho.

O discente explica que participou de todas as palestras, debates, discussões e de dois dos 35 minicursos ofertados durante esta semana. “São minicursos de diferentes áreas com as quais estou acostumado a lidar em sala de aula. Achei importante para ampliar o meu conhecimento e conhecer um pouco mais sobre temas de áreas, como a Engenharia Ambiental e Sanitária, o que não deixa de ser importante para o meu futuro, no mercado de trabalho. Estou muito feliz com esta segunda edição do FASATEC e, sem dúvida, ela superou em tudo a primeira edição”, destacou.

Em sua segunda edição, a temática é "Inovação". O II FASATEC é um evento multidisciplinar e integrado, promovido pelos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Sistemas de Produção das Faculdades Santo Agostinho. Ele começou na tarde do último sábado, 19, com a Maratona Empreendedora (Hackathon) e prossegue até esta sexta-feira, 25, quando terá a premiação dos melhores trabalhos que serão apresentados na tarde e noite desta quinta-feira, no estacionamento do Campus JK e aberto à visitação pública de convidados e empresários da cidade.

Na tarde de hoje, serão expostos e apresentados protótipos ou projetos acadêmicos, como o de Robson Almeida e seus colegas do 7º período de Engenharia Elétrica. “Trata-se de um protótipo que levamos quase 4 meses para desenvolver e que gera energia renovável suficiente para recarregar baterias de celulares, tabletes e notebooks. Esse sistema se baseia em gerar corrente elétrica através de atividades físicas, como correr, pular, andar de bicicleta, que vai acumulando energia que poderá ser usada para recarregar pequenos aparelhos portáteis”, destacou.

O professor Rafael Carvalho Faria Andrade, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, explica a finalidade do FASATEC. “Trata-se de um evento que promove a integração multidisciplinar dos nossos acadêmicos, oferecendo a eles oportunidades de expandir os seus conhecimentos nos minicursos e palestras, desenvolver as suas habilidades empreendedoras no Hackathon e mostrar a aplicação prática do seu aprendizado através da apresentação dos seus projetos e protótipos à comunidade local”, frisou.

O II FASATEC terá seu encerramento com uma confraternização em uma casa de festas da cidade nesta sexta-feira.

IMG_1459