Banner Notícia

Acadêmicos de Medicina de Vitória da Conquista/BA ganham reconhecimento internacional

⠀⠀⠀⠀⠀Trabalho acadêmico realizado por dois estudantes, na época no 2º período de Medicina das Faculdades Santo Agostinho, em Vitória da Conquista/Ba, recebeu o prêmio de 2º lugar na Brazilian Graduate Students Conference (Brascon) em 2017 na Universidade do Sul da Califórnia em Los Angeles. Os acadêmicos Ana Lídia Ferreira e Enzo Santiago Rezende trabalharam o tema “A Fase Terminal nos Pacientes Oncológicos”, porém sob a perspectiva dos estudantes de medicina da instituição.

⠀⠀⠀⠀⠀O trabalho foi uma coleta de dados com estudantes de medicina a respeito do acompanhamento à pacientes com câncer. Em 2017, Enzo e Ana Lídia entrevistaram mais de 60 colegas do curso das Faculdades Santo Agostinho em Vitória da Conquista. “A ficha ainda não caiu, pois foi um prêmio conquistado com o apoio dos professores, fruto de muita dedicação. Creio que esse foi o diferencial para o nosso trabalho ser escolhido para apresentação no Brascon”, ressaltou Enzo ao explicar que existem trabalhos sobre fase terminal, mas na ótica do paciente e não do estudante que irá se especializar em oncologia

⠀⠀⠀⠀⠀O projeto apresentado na Universidade do sul da Califórnia, em Los Angeles, possibilitou aos dois serem os únicos brasileiros da área a receberem a premiação.  Ainda em 2017, tiveram o trabalho aprovado para apresentação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e Erasmus Hospital, na Bélgica.

⠀⠀⠀⠀⠀Os estudantes contam que as surpresas não pararam por aí. O trabalho ainda foi selecionado para apresentação em Harvard/Cambridge Boston, nos Estados Unidos, e em Viena, na Áustria.

⠀⠀⠀⠀⠀Agora, já no 4º período de Medicina, foram selecionados para a Brascon, que será na Universidade de Ohio, na cidade de Athens, Estados Unidos, entre os dias 24 e 25 de junho. “Tem muita produção sobre a doença em pacientes em fase terminal, mas nunca fizeram estudos entre os estudantes de medicina. Muitos deles têm medo, outros não querem essa especialidade, porém a grade curricular das Faculdades Santo Agostinho abriga todos esses quesitos e eixos para que possamos ter um atendimento integral para esse estudo, dentro da própria área”, finalizou Santiago ao afirmar que esse foi o diferencial para a escolha do estudo e apresentação em várias instituições nacionais e internacionais.