Banner Notícia

Gênero e Identidade de Gênero são pautas de Simpósio de Direito em Vitória da Conquista

A Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista irá promover o II Simpósio de Direito e Sociedade do Sudoeste da Bahia com uma série de palestras e rodas de conversas com o tema Gênero e Identidade de Gênero. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site de eventos da instituição, o evento será entre os dias 23 e 26 de maio.

A abertura oficial será às 19h, no Teatro Glauber Rocha, e contará com apresentação da cantora Gabriela de Sá, e em seguida duas palestras. A primeira, com a professora de Filosofia do Instituto Federal da Bahia do campus Simões Filho e Mestra em Crítica Cultural, Manoela Barbosa; que abordará o tema A cor da violência: relações de gênero e feminicídio em perspectiva interseccional. E posteriormente, será realizada a palestra Diversidade Sexual, Proteção Constitucional e Controle de Convencionalidade pelo Advogado Dimitri Sales Nascimento, Doutor e mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP), gestor em Direitos Humanos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, além de membro da Comissão de Direitos Humanos, Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia e Comissão de Direito Constitucional –  órgãos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A programação conta ainda com uma vasta diversidade de subtemas e palestrantes de renome dentro do Direito. Dentre eles, está a Dra. Lorena Volpini. Formada em Direito pela Università Degli Studi di Firenze – na Itália –, ela será um dos mediadores da mesa de debates no dia 25. Serão, ainda, desenvolvidos subtemas, como: A Construção Psicológica da Identidade de Gênero; A Carga do Trabalho Emocional no Cotidiano Feminino; O Papel da Mulher nos Espaços de Poder; Racismo Institucional e Sistema de Justiça; Mulher Negra – Uma Trajetória de Lutas e Conquistas; Perspectivas de Ações Sociais através da Arte Marginal; e muitos outros. Para saber mais sobre o evento acesse a programação e se inscreva no site das Faculdades Santo Agostinho.