Banner Notícia

Semana da Arquitetura e Urbanismo debate o urbano e a gentileza

A segunda noite da XIII Semana de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho, foi marcada por duas importantes palestras, conduzidas pelos arquitetos Flávio de Castro, especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas), e Vinícius Almeida, membro da Associação Mineira de Engenharia de Incêndio (AMEI).

Flávio de Castro, formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutorando no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG, tem experiência de 30 anos na iniciativa privada no desenvolvimento e gestão de projetos, além de uma trajetória no setor público, na área urbanística e de projetos sociais.

Castro falou sobre o tema “No urbano, qual a gentileza possível?”, com destaque para a formação do pensamento brasileiro do antropólogo, escritor e político Darcy Ribeiro, a quem ele acredita ser um dos mais respeitáveis colaboradores para narrativa do povo brasileiro. “Creio que nós arquitetos fizemos muito pela arquitetura e urbanismo, mas pouco pela construção do pensar do Brasil. Estamos devendo na construção dessa narrativa”, frizou.

Na sequência, a XIII Semana de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho, recebeu o Arquiteto e Urbanista Vinícius Almeida, formado pela Universidade Federal de Viçosa, membro da Associação Mineira de Engenharia de Incêndio (AMEI), responsável pela aprovação de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico. 

Confira um pouco mais do evento:

G0242652