Banner Notícia

Diálogos com a arquitetura e premiações marcam a última noite da XIII Semana de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho

Diálogos com a Arquitetura com o arquiteto e urbanista João Diniz, premiação do projeto vencedor e festa de encerramento com a banda República Casa Nova marcaram a última noite da XIII Semana de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho.

Marcello Oliveira Costa, acadêmico do 7º período diurno, disse que a semana foi fantástica com uma grande qualidade dos palestrantes e temas abordados. “Nunca tivemos uma semana tão interdisciplinar como essa. Foi muito acolhedor com diferentes temas e os palestrantes conseguiram, de forma coesa, abordar a questão urbana cada um em sua visão e crítica”, destacou

O mesmo sentimento apresentou a estudante Thaynara Mendes, do 7º período diurno. Para ela, a semana superou as expectativas de todos. “Foi muito importante trazer grandes nomes, pois eles têm uma visão mais ampla da arquitetura e urbanismo mundial. Foi espetacular”, finalizou.

Em sua palestra, o arquiteto e urbanista João Diniz ressaltou as escalas, semelhanças e coisas micro e macro que funcionam na mesma lógica gráfica e estética. Já proferiu palestras, cursos e oficinas em diversas universidades e instituições profissionais no Brasil e também na Argentina, República Dominicana, Martinica, Espanha, França, Alemanha, Lituânia, Bulgária, Polônia e Eslováquia.

Diniz apresentou trabalho em que fez interferência urbanista em espaços públicos e privados, alguns deles premiados pela mescla com o ambiente e respeitando o espaço no qual o projeto estava inserido. Destacou o primeiro lugar no Concurso BHCentro em equipe em 1989 e os prêmios Espaço da Moradia, Obra Edificada, Monografia Editada, Trabalho Teórico e Arquitetura em Aço do IABMG em 1997, 2002, 2008, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2017.

“Mostrei alguns exemplos da negação do estilo, design, pensamento, escala e efêmero. Apresentei alguns trabalhos e interferências em espaços públicos e privados”, destacou.

O arquiteto e urbanista nasceu em Juiz de Fora e formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Engenharia Civil com ênfase em construção metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É diretor da JDArq Ltda desde 1989 executando projetos nas áreas de edificações, interiores, design e urbanismo e já foi premiado com a Medalha de Ouro no Fórum Mundial de Jovens Arquitetos e Prêmio Rotring em Buenos Aires em 1991. Terceiro Lugar nos concursos para o Campus II e para a nova Reitoria da Universidade Fumec em 2003 e 2004. Recebeu Menções Honrosas na IV Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Engenharia, Quito, Equador, 2004 e no concurso para revitalização do Mercado de Florianópolis em 2013. Prêmio Ville de Saint Pierre, Martinica 2007. Orientador do Highly Commended Project EcoHouse Student Competition, RIBA, Londres 2007. Sala Especial na V Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 2003 e professor Adjunto no curso de arquitetura da Universidade Fumec em Belo Horizonte.

A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo Cláudia Alkimin explicou que a XIII Semana atingiu seus objetivos e para 2019 grandes novidades estão por vir. “A semana foi um sucesso com grande envolvimento de todos os professores e alunos. A qualidade dos palestrantes foi incontestável e para o ano que vem, quando comemoraremos 15 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho, iremos fazer um evento ainda maior e com grandes nomes e surpresas que não posso adiantar agora, mas que garanto, irão surpreender a todos”, finalizou.

Confira os registros:

G0242652